Donas de cães aparecem e negam maus tratos

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Donas de cães aparecem e negam maus tratos

As donas de dois cães que estavam supostamente abandonados em uma casa no Bairro Lagoa Azul, na região do Coxipó, em Cuiabá, apareceram no momento em que agentes da Delegacia de Meio Ambiente estavam no local para averiguar a denúncia que partiu de moradores. Uma delas contou, em entrevista ao G1, que os animais não estivam sofrendo maus tratos e que estavam sendo alimentados.

Cães estavam sozinhos em casa (Foto: Marcello
Carvalho/ Arquivo pessoal)

Ela afirmou que ela e a amiga não estavam na casa porque a geladeira estava com defeito, mas que diariamente iam até o local para colocar comida e água. "Em janeiro [deste ano] nós viajamos, mas pagamos uma amiga para fazer isso. Depois, quando voltamos, a geladeira tinha estragado e estávamos na casa da minha mãe até consertá-la", disse a dona.

Durante o dia, contou que elas não ficam em casa porque trabalham e estudam, mas que à noite elas vão para casa, exceto nesses dois períodos citados. Ela informou que não pretende doar os animais de pequeno porte, que estavam trancados em um corredor na lateral da casa.

O ativista social Ruy Barbosa, que foi até o local, disse que foi constatado que realmente os animais estavam sozinhos. "Elas não paravam na casa. Tinha ração que tinha sido colocada pela vizinhança. Uma pessoa que pediu para não ser identificada confessou ter entrado no local e colocado ração", afirmou. Conforme ele, o caso poderia ser configurado crime pelo abandono. "A partir do momento que o animal fica com fome e sede já é abandono e os moradores agiram corretamente ao fazer a denúncia", pontuou.

Segundo os moradores do bairro, os cachorros gritavam a noite toda e que estavam revoltados com a situação. Ao G1, dois moradores que pediram para ter os nomes divulgados disseram que há aproximadamente um mês não viram ninguém na casa e que o local estaria aparentemente abandonado. Os moradores reclamaram ainda que no espaço em que os animais não era possível colocar comida e de água pelo lado de fora.

O caso, no entanto, apesar de os animais estarem sozinhos, não se configura em crimes de maus tratos, já que os cães estavam bem, de acordo com a Polícia Civil. O investigador da Delegacia de Meio Ambiente, Brendo Lopes, disse que os animais estão bem e que não manifestaram nenhum comportamento estranho diante das donas. "Se eles fossem mau tratados, daria para perceber porque mostrariam medo ou rejeição às donas, o que não ocorreu", explicou.

O investigador avaliou ainda que os animais estavam gritando porque estavam presos, o que estava incomodando os vizinhos.

+ Acessados

Veja Também