Dois dias na lavoura encerram mais um curso do Senar com aulas práticas em Rondonópolis

Dois dias na lavoura encerram mais um curso do Senar com aulas práticas em Rondonópolis

Dois dias inteiros de aulas práticas no campo, marcaram o encerramento do curso de Mecanização Agrícola do Sistema Famato/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis.

No total foram 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas que habilitaram os 15 participantes nessa etapa. A maioria faz parte de alguma comunidade que recebeu a Patrulha Mecânica.

O sitiante Alcimar Borges disse que agora, com a capacitação, fica mais fácil usufruir dos implementos. “De nada adianta a comunidade ter trator e implementos e não ter operador. A partir desse curso estamos prontos para assumir nossos trabalhos na lavoura e preparar a terra com custo bem menor, ter autonomia é muito importante para o pequeno produtor”.

Dessa vez o grupo de inscritos contou com três mulheres, que mostraram que operar máquinas agrícolas não é um serviço só para homens. “Já tenho outros cursos na área e estou me aprimorando. Essas aulas abrem novas oportunidades de trabalho e eu estou pronta”, disse Simone Santos Silva Queiroz, uma das participantes.

O instrutor Márcio Eliandro Rodrigues mostrou na lavoura tudo o que tinha apresentado na sala de aula e deu dicas importantes para os alunos. “Foram três dias de muita teoria o que preparou a todos para manusear, acoplar implementos e fazer manutenção no trator. Aqui a hora é de praticar e conhecer de perto o trabalho na roça”.

Fábio Borges, mobilizador do Senar, disse que a partir de agora os tratores da Patrulha Mecânica estarão em boas mãos. “Ver a satisfação de todos com o que aprenderam no curso é a nossa colheita. O Senar MT se preocupa com a formação profissional do produtor rural e, principalmente os pequenos, têm aproveitado todas as oportunidades que oferecemos. Só este ano devemos fechar com mais de 1.800 pessoas formadas pelo Sistema”.

+ Acessados

Veja Também