Doenças causadas pelo tempo seco afetam muito os idosos

Doenças causadas pelo tempo seco afetam muito os idosos

Doenças causadas pelo tempo seco afetam muito os idosos

Embora estejamos no inverno, o tempo seco e a altas temperaturas atuais na região do Mato Grosso agravam muito as doenças respiratórias principalmente entre as crianças e os idosos.

Por isso, sintomas como tosse contínua com ou sem catarro, queixa de falta de ar, diminuição do apetite e confusão mental de forma súbita devem ser um sinal de alerta para a família e o idoso deve ser levado rapidamente para um pronto-atendimento, não é preciso que o idoso tenha febre, um dos sintomas acima já pode significar  que algo não está bem.

Até porque, como passar dos anos, o sistema imunológico sofre alterações naturais do envelhecimento, o que deixa o corpo com menos resistência e no caso específico dos idosos, aumenta a vulnerabilidade a doenças.

Uma gripe que parece simples pode evoluir para uma pneumonia séria,  visto que os pulmões nessa fase da vida estão com menos expansividade, o que acarreta uma maior probabilidade de doenças respiratórias já que o tempo seco aumenta os processos alérgicos e a proliferação de bactérias que podem atingir os órgãos e no caso dos idosos se demorar a serem descobertos podem levar a internação e até  a morte dependendo da debilidade em que o idoso fica.

É também nessa época que aumentam os riscos de infarto ou derrame.

A minha orientação, é que o idoso tome muito líquido para se hidratar. Mesmo quando fica frio onde deve ser bem agasalhado, é fundamental a hidratação. Em caso de frio o chá é uma boa opção, pois aquece e hidrata.

Outro item que é fundamental é que o idoso esteja com o calendário de vacinas em dia e que passe pelo geriatra a cada 2 ou 3 meses para que com acompanhamento diminua o risco de doenças oportunistas causadas pelo tempo seco e outras próprias da idade.

O idoso também pode melhorar sua qualidade fazendo exercícios físicos ou fisioterapia desde que seu médico esteja ciente e ainda recomende o que é mais apropriado para ele.

No caso de regiões quentes como em Mato Grosso, os horários que o idoso pode fazer atividades também tem que ser definidas pelo médico para evitar uma insolação ou desidratação.

Luiz Gustavo Castro Marques – é médico geriatra CRM-MT 3696

+ Acessados

Veja Também