Direito Eletrônico será debatido durante Congresso em Cuiabá

Redação PH

Redação PH

direito eletrônico será debatido durante congresso em cuiabá

Direito Eletrônico será debatido durante Congresso em Cuiabá

Lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em junho de 2011, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) vem sendo implantado gradualmente para toda o universo judiciário, mas os desafios para essa universalização ainda são grandes. Foi a partir de 2014, quase três anos após seu lançamento, que o PJe passou a ser utilizado exclusivamente para o trâmite de novos processos. Com a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC), a transposição fica ainda mais sensível e afeta, não apenas os operadores de direito, mas toda a sociedade que precisa recorrer à Justiça.
Quando se trata da Fazenda Pública, o impacto dos efeitos dessas mudanças no sistema de tramitação processual é ainda maior para a população, uma vez que o que está em jogo é o patrimônio público.
Um dos maiores nomes do direito eletrônico no país, o advogado Walter Aranha Capanema falará sobre o PJe e o novo CPC em Cuiabá, durante o IV Congresso Regional de Procuradores do Estado do Centro-Oeste.
Capanema foi um dos criadores do Curso de Processo Eletrônico da OAB/RJ e é coordenador-geral e professor do curso de extensão em Direito Eletrônico da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. Ele é autor do livro “O spam e as pragas digitais: uma visão jurídico-tecnológica”.
Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), Glaucia Amaral, explica a importância do tema, uma vez que se trata do meio para garantir a proteção do patrimônio público, ou seja, do bem de toda a sociedade.
Além disso, Capanema traz temas atuais relacionados ao Direito Eletrônico que estão cada vez mais em voga, tendo em vista o quanto as redes sociais fazem parte da vida cotidiana de cada cidadão e o avanço tecnológico para as tarefas mais simples do dia a dia.
Sua palestra ainda terá como debatedores o procurador do Distrito Federal, Lucas Terto, membro do conselho gestor do PJe no CNJ; e o procurador do Estado de Mato Grosso, Diego de Mamam Dorigatti. A mesa será presidida pela procuradora do Estado de Mato Grosso e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gabriela Novis Neves Pereira Lima.
Evento– Promovido pela Apromat, o Congresso será realizado pela primeira vez em Mato Grosso, aberto não apenas a procuradores, mas a todos os profissionais e estudantes das áreas em debate. O evento acontece de 18 a 20 de maio no Cenarium Rural. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.congressopge.com.br

+ Acessados

Veja Também