Dilmar quer o fortalecimento da agricultura familiar em Serra Nova Dourada

Redação PH

Redação PH

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

Dilmar quer o fortalecimento da agricultura familiar em Serra Nova Dourada

Fundado em setembro de 1999, o município de Serra Nova Dourada possui apenas 1,5 mil habitantes, o que o coloca como segunda menor cidade de Mato Grosso, e tem na agricultura familiar a base da sua economia. Buscando fortalecer a atividade produtiva, o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) apresentou uma série de indicações ao governador Pedro Taques, onde busca maquinários e implementos agrícolas.

O parlamentar explica que as solicitações visam melhorar as condições de vida dos agricultores familiares e fomentar a atividade coletiva. Por isso, a primeira indicação trata da doação de uma farinheira completa, com a instalação de barracão e maquinários.

A disponibilização de um resfriador de leite também foi solicitada pelo deputado. Em sua justificativa, Dilmar aponta que grande parte dos moradores locais possuem gado leiteiro, mas o manuseio ainda é feito de forma rudimentar, expondo o produto a contaminação e perdas.

“A realidade dos trabalhos dos pequenos produtores em relação à conservação do leite não atende as medidas de segurança para armazenar esse alimento, que fica exposto por horas para ser beneficiado, o que gera contaminação por bactérias existentes no próprio leite e patógenos externos. Essa ação irá contribuir para a geração de renda da comunidade e região”, argumentou.

Outra solicitação encaminhada ao governador, com cópia ao gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura familiar, Suelme Evangelista Fernandes, diz respeito a doação de uma patrulha mecanizada. O equipamento é indispensável no preparo da terra e a prefeitura municipal, diante da baixa arrecadação, não dispõe de recursos financeiros para aquisição do mesmo.

“O fomento a agricultura familiar possibilita a fixação do homem ao campo. Ao contrário dos velhos paradigmas de que o Brasil é um país dominado por grandes e modernas propriedades, se difunde a agricultura de subsistência onde as famílias unem seus esforços para produzir alimentos básicos para consumo próprio e comercialização”, concluiu.

As demandas de Serra Nova Dourada foram encaminhadas pelos vereadores Evaldo Carlos Ramalho, Mickeroni Pereira, Mauro Coelho de Almeida e Marco Barreira de Oliveira.

+ Acessados

Veja Também