Dilmar comemora isenção de ICMS para hospitais filantrópicos

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

Dilmar comemora isenção de ICMS para hospitais filantrópicos

Autor da Lei 10006/2013 que isenta o Hospital de Câncer de Mato Grosso do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no fornecimento de energia elétrica, o deputado Dilmar Dal’ Bosco comemorou, na última semana, a regulamentação da Lei nº 10.43/2016, através do Decreto Decreto nº 878 da SEFAZ, que estende esse benefício a todas as unidades de saúde filantrópicas do Estado.

Ao todo, 11 hospitais filantrópicos serão contemplados com a medida. Para terem acesso ao benefício era necessário que as unidades de saúde requeressem a inseção do ICMS até a data de dezembro de 2016. A Anistia, de acordo com Gustavo Oliveira, gestor da Sefaz/MT, foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Os recursos utilizados para pagamento desse imposto serão revertidos para viabilizar um atendimento cada vez melhor, onde, a cada dia, os profissionais estarão mais convictos de que é possível oferecer tratamentos complexos com qualidade para nossa gente”, comemorou o parlamentar.

Dilmar pontua que, a quase totalidade de receita das unidades filantrópicas de Mato Grosso vem dos serviços prestados ao SUS, em uma proporção de 95% de atendimento público e 5% privado. Ela ressalta ainda, que a maior parte desses hospitais são referência em tratamento de alta complexidade como é o caso da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, a única a oferecer hemodiálise infantil em Mato Grosso e o Hospital Santa Helena, referência em partos de alto risco.

“O tratamento para pacientes de alta complexidade, como é o caso de câncer e da diálise, tem custo elevadíssimo, tornando o repasse do SUS insuficiente. Por essa razão, essas unidades dependem de ações da sociedade e das empresas no sentido de apoiar seu funcionamento. Qualquer contribuição social por parte do governo é sempre muito bem vinda” comemorou Dilmar.

De acordo com o decreto, a isenção será aplicada na proporcionalidade ao número de leitos oferecidos ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo limitada a R$ 100 mil mensais, por unidade filantrópica, e será condicionada à demonstração da redução equivalente no valor das faturas pelo consumo de energia elétrica.

As instituições beneficiadas são: a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá; Hospital Beneficente Santa Helena; Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia; Associação Congregação de Santa Catarina; Associação Pro Saúde do Parecis; Fundação Luverdense de Saúde; Associação Beneficência Poconeana; Sociedade Hospitalar São João Batista; Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso; Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis e Fundação de Saúde Comunitária de Sinop.

“Esse ano a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá completará 200 anos, e esse benefício caiu como uma luva para seus administradores. De acordo com o comitê gestor, a unidade economizará cerca de R$ 420,000 mil por ano, valor que deverá ser reinvestido em reforma e em melhoria nos serviços oferecidos a comunidade”, ressaltou Dal’ Bosco.

Novos Benefícios

As instituições de saúde filantrópicas classificadas como entidade beneficentes de assistência social, que não foram contempladas e não requereram o benefício até o prazo estipulado, poderão solicitar a isenção à Unidade de Política Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda (UPTB) via sistema e-process, disponibilizado no site da secretaria.

A solicitação deverá ser feita até 30 de setembro deste ano, para somente após a Sefaz editar norma complementar informando que a instituição de saúde filantrópica tem o direito.

+ Acessados

Veja Também