Dilmar abre debate sobre crédito para recuperação e fertilidade de solo

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Dilmar abre debate sobre crédito para recuperação e fertilidade de solo

Ampliar as linhas de crédito disponíveis para recuperação de solo em áreas degradadas, esse será o tema de uma audiência pública a ser realizada no dia 17 de novembro pelo deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM). De acordo com o parlamentar, os valores disponibilizados pelo governo federal para correção e manutenção da fertilidade do solo estão limitados a três instituições bancárias, dificultando o acesso dos produtores.

A justificativa apresentada por Dilmar aponta a necessidade de o parlamento estadual atuar como interlocutor junto ao governo federal no sentido de ampliar/divulgar e modernizar as atividades produtivas com execução de programas de financiamentos para recuperação de solos em áreas degradadas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social não só de Mato Grosso, mas todos os estados brasileiros com produção agrícola.

“A produtividade de nossas áreas está diretamente ligada à correção do solo e existe muito recurso do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, o FCO, para essa finalidade. Infelizmente, de acordo com os produtores, os créditos só podem ser acessados pelo Banco do Brasil, Sicredi e MT-Fomento. Nosso objetivo é o de ampliar as instituições bancárias para facilitar o acesso nas cidades do interior”, afirmou Dilmar.

A audiência também analisará a implantação de políticas públicas locais, a exemplo do Programa Estadual de Correção do Solo, que será voltado a agricultura de base familiar. “Existe uma demanda histórica em fertilidade dos solos agrícolas do estado: a neutralização da acidez do solo em áreas de produção agropecuária de base familiar, por meio do acesso à utilização do calcário. O emprego generalizado deste insumo básico na fertilidade gera aumento de produtividade das culturas, e consequentemente, favorece a viabilização econômica de pequenos agricultores, evidenciando assim, a necessidade de ações estratégicas que fomentem a difusão da aplicação de calcário nos solos mato-grossenses”, disse.

Os debates acontecerão no dia 17 de novembro, às 14 horas no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, onde estarão presentes representantes do Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, secretário nacional de Politicas Agrícolas, Neri Gueller, governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, além de representantes das instituições financeiras do Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob e MT-Fomento, Famato, Aprosoja, AMPA, Acrimat e Fethagri.

+ Acessados

Veja Também