Dieta de última hora pode trazer efeitos indesejáveis, orienta nutricionista

Nutricionista Fernanda Branco - Foto Priscila Russo

Dieta de última hora pode trazer efeitos indesejáveis, orienta nutricionista

As férias chegaram e muitas pessoas querem perder de última hora aqueles quilinhos a mais que ganharam durante o ano. E acabam recorrendo a dietas da moda, aquelas que a atriz famosa fez e apareceu na capa da revista, a dieta da vizinha, entre outras.

A nutricionista Fernanda Branco, de Mato Grosso, cita como exemplo as dietas restritivas, que resultam em uma perda de peso muito rápida.

“Só que na maioria das vezes há reganho desse peso, além do que algumas podem ser até prejudiciais para a saúde, podendo causar fraquezas, enxaquecas, anemias, mal-estar, alteração da pressão, e o indesejado efeito sanfona”, alerta a nutricionista.

Fernanda Branco observa que as dietas devem ser individualizadas, respeitando as necessidades de cada pessoa.

“Essas dietas sempre têm uma data para começar e também para terminar, a exemplo de uma viagem ou um evento. E após passar a ocasião a pessoa retornará à alimentação que está acostumada e provavelmente irá recuperar o peso “perdido”, observa.

Reeducação alimentar

Segundo a especialista, o ideal é que a pessoa faça uma reeducação alimentar, tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, fibras, e pratique atividade física regularmente para que a perda de peso ocorra de forma adequada. Tudo isto sob orientação de profissionais.

+ Acessados

Veja Também