Diesel ecológico é produzido a partir de água e gás carbônico

diesel ecológico é produzido a partir de água e gás carbônico

A Audi investe não só em carros eficientes, mas também em fontes de combustível renovável. Na terça-feira (21), a empresa produziu os primeiros litros de um diesel sintético, feito com água, gás carbônico (CO2) e eletricidade.
O e-diesel é obtido por meio de um processo que transforma água em vapor a mais de 800ºC, quando as moléculas são quebradas com eletrólise. Em seguida, o hidrogênio reage com o gás carbônico em um reator de alta pressão e temperatura.
A produto da reação é um hidrocarboneto de cadeia longa, chamado de "blue crude", que é refinado assim como petróleo (outro hidrocarboneto). Segundo a empresa, a transformação tem eficiência de 70% e usa apenas energia renovável.
Nos próximos meses, a fabricante alemã espera produzir 3 mil litros do e-diesel, que pode ser adicionado ao diesel de petróleo ou funcionar como combustível único. O laboratório de produção em Dresden foi construído em parceria com as empresas Sunfire e Climeworks.
Os primeiros 5 litros abasteceram o veículo oficial da ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Johanna Wanka. "Se conseguirmos suar amplamente o gás carbônico como matéria-prima, será uma importante contribuição para proteger o meio ambiente", afirmou Johanna em nota.
Ministra alemã Johanna Wanka abasteceu carro oficial com e-diesel (Foto: Divulgação)