Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização da Epilepsia é celebrado no Brasil

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização da Epilepsia é celebrado no Brasil

A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, indicando que um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável causando reações físicas conhecidas como crises epilépticas.

As crises duram alguns segundos ou minutos, variam de um caso para outro, e podem ser acompanhadas por diversas manifestações clínicas como contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, sensação de “desligamento” por alguns segundos, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações transitórias da memória.

São estas reações que, muitas vezes, fazem com que a pessoa sofra discriminação. Para esclarecer estas e outras dúvidas sobre o assunto, foi criado o Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização da Epilepsia, que tem como objetivo desmistificar a doença e levar informação à população a nível nacional.

O Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização da Epilepsia é comemorado no dia 9 de setembro, e durante o mês, pessoas do mundo Brasil inteiro são convidadas a apoiarem a causa, participando dos eventos regionais, atividades e Fórum, vestindo uma peça de roupa na cor roxa, para destacar a importância da conscientização do problema. SegundoDra.

Adélia Henriques Souza, presidente da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE), as ações em prol a epilepsia tem como objetivo mostrarque as pessoas com epilepsia não estão sozinhas.“O mês de setembro será para oferecer a sociedade ações que tragam informações importantes a respeito da epilepsia e ressalta a importância de desmitificar a doença e de mostrar a população e aos pacientes que é possível ter uma vida normal mesmo tendo a doença”, afirma a especialista.

A principal ação em prol ao Dia Nacional e Latino Americano será o I Fórum Nacional de Epilepsia "Epilepsia Fora das Sombras" no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados – Brasília – DF, no dia 29 de setembro. Este fórum tem como objetivo chamar a atenção para a causa da epilepsia e promover avanços em nas lutas de conscientização da sociedade e do poder público, com implementação de políticas públicas que proporcionem melhores condições de saúde e qualidade de vida às pessoas com epilepsia.

Ainda em Brasília, será realizado na Faculdade SETEX duas palestras pelo DR.Wagner Teixeirasobre epilepsia com o objetivo de explicar a doença, estigma, diagnóstico e tratamentos para familiares e pacientes.

Em Belo Horizontes, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de fora foram realizadas palestras e panfletagens, organizadas pelo Dra. Dayane Resende Fonseca Campos.

Hoje, dia 21 de setembro, o Hospital Geral Universitário no Campus da Universidade de Cuiabá, Mato grosso promoverá palestras e orientações a pacientes e população da região coordenado pela neurologista Dra. Heloise Siqueira.

Em Pernambuco, o Hospital da Restauração terá palestras informativas e de conscientização para pacientes, familiares e funcionários, coordenado pela Dra. Denise Carvalho.

No Pará, a neurologista Dra. Regina Celia, coordenará um Coffee seguido de palestras no Auditório Amaral Costa, no dia 25 de setembro. Que conta com a presença de pacientes, familiares e interessados na causa.

Em prol da conscientização da epilepsia, adata faz com que todos estejam ligados e inteirados com as iniciativas que acontece em cada canto do Brasil, afim de que a informação seja de verdade algo necessário para o bom desenvolvimento social.

Apoio/Patrocinador: Associação Brasileira de Epilepsia-ABE,Liga Brasileira de Epilepsia – LBE e UCB.

SERVIÇO

Brasília

Local:Faculdade SETEX

Data: 25 de Setembro de 2015

Belo Horizonte

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de fora

Data: 26 de Setembro

Mato Grosso

Local: Hospital Geral Universitário

Data: 21 de Setembro

Pernambuco

Ambulatório do HR

Data: 23 de Setembro

Horário: 16hr

Hospital das Clinicas

Data: 24 de Setembro

Horário: não definido

Pará

Local: Auditório Amaral Costa

Data: 25 de Setembro

SOBRE A EPILEPSIA

A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, indicando que um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável causando reações físicas conhecidas como crises epilépticas.

As crises duram alguns segundos ou minutos, variam de um caso para outro, e podem ser acompanhadas por diversas manifestações clínicas como contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, sensação de “desligamento” por alguns segundos, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações transitórias da memória. São estas reações que, muitas vezes, fazem com que a pessoa sofra discriminação.

+ Acessados

Veja Também