Dia Nacional da Mandioca lembra um dos símbolos da cultura alimentar do país

Farinha de Mandioca de Cruzeiro do Sul

Dia Nacional da Mandioca lembra um dos símbolos da cultura alimentar do país

O Dia Nacional da Mandioca, comemorado nesta quinta-feira (22), marca um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros, símbolo da cultura alimentar do país. Nativa do Brasil, a mandioca é a base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território do país.

Conhecida por vários nomes a depender da região do país, como aipim e macaxeira, ela origina diversos produtos derivados que são consumidos diretamente ou utilizados como receitas em todo o país.

Existem no Brasil atualmente duas Indicações Geográficas (IGs) registradas para o produto farinha de mandioca, na espécie Indicação de Procedência (IP): Cruzeiro do Sul, no Acre, e Uarini, no Amazonas. Além dessas, há mais uma IG relacionada à mandioca: a São Tiago para biscoitos, em Minas Gerais.

>> Veja aqui as IGs registradas no Brasil

Existe ainda um processo tramitando no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para registro da Indicação de Procedência Bragança para o produto farinha de mandioca, no do Pará.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem levantadas mais oito regiões potenciais IG no Brasil para o produto farinha. A Tiquira, produto típico do Maranhão, que é uma aguardente de mandioca, também se configura como um produto potencial para registro de IG.

Os produtos potenciais e registrados IGs e marcas coletivas podem ser consultados no portal do Mapa

“Por ser um produto tipicamente brasileiro e ligado à cultura do país, a mandioca deve ser valorizada não só do ponto de vista alimentar mas também enquanto afirmação de uma cultura alimentar tradicional do Brasil. Assim, a Indicação Geográfica é uma ótima ferramenta para ajudar a proteger e a preservar as tradições dos produtos derivados da mandioca”, destaca a Coordenadora de Indicação Geográfica do Mapa, Débora Santiago.

Farinha de Mandioca de Cruzeiro do Sul

+ Acessados

Veja Também