Dia Livre de Imposto conta com 25 lojas vendendo produtos sem carga tributária em Rondonópolis

Dia Livre de Imposto conta com 25 lojas vendendo produtos sem carga tributária em Rondonópolis

Dia Livre de Imposto conta com 25 lojas vendendo produtos sem carga tributária em Rondonópolis

O Dia Livre de Impostos, DLI, já conta com a participação de 25 lojas que irão vender produtos sem a carga tributária, com isso os consumidores terão uma redução os preços de produtos e serviços que variam de 11% a 60%.

As mercadorias serão vendidas sem o que a empresa paga de impostos somente no dia 30 de maio, data em que o brasileiro para de trabalhar para pagar a carga tributária e começa a trabalhar para si mesmo. Os protestos acontecem em todo o Brasil e são coordenados pela CDL Jovem. A adesão de empresas ao protesto continua até no dia 30.

A coordenadora do DLI em Mato Grosso, Thaís Fagotti, destaca que para participarem as lojas precisam destacar um ou mais produtos para serem ofertados ao consumidor sem a carga tributária e fazer um material de conscientização para apresentar aos clientes na data.

Ela lembra que embora o produto seja vendido sem a carga tributária, o empresário irá pagar os impostos ao governo normalmente. “O objetivo da ação é conscientizar quanto o consumidor paga de imposto ao comprar determinado produto, não se trata de promoção, e sim de um protesto diante da alta carga tributária paga pelo brasileiro”.

De acordo com a CDL jovem nacional, neste ano o brasileiro irá trabalhar 153 dias somente para pagar impostos. Como a forma de pagamento de imposto no país é por consumo, o brasileiro contribui comprando o produto e pagando o tributo que está embutido no preço.

Um dos impostos mais caros é das bebidas alcoólicas, a carga tributária do vinho equivale a mais de meia garrafa, 55% e do chopp é de 56,20%. Outro susto é dos combustíveis, na gasolina você paga 56,09% de imposto. Itens de limpeza, variam em torno de 30%, passagens, 22%.

O Dia Livre de Imposto já é tradicional nas capitais e grandes cidade do país, aqui em Rondonópolis em 2017 a ação foi venda de etanol sem imposto e neste ano foi ampliada para vários setores do varejo e serviços. O material com todas as lojas participantes, o que vão vender sem carga tributária e o preço final está disponível no Instagram e no facebook da CDL Jovem de Rondonópolis.

Até hoje, estão confirmadas as participações da Operário Materiais de Construção (mil sacos de cimento), Marmitaria Dona Fátima (15 marmitas), Flamboyan Sportes (camisa do Brasil), Papelaria do Contabilista (mochilas, lancheiras e agendas), Centro Farma, Economize (aparelhos de pressão), Thomaz Barbearia (corte de cabelo), Posto de Molas Rondon (serviços), A Kaza (chopp), Machado Assessoria (dois treinamentos) e Tropical Supermercados (vários itens). Os produtos serão disponibilizados em todas as lojas das redes.

Thaís destaca que está otimista quanto à ação e lembra que quem for à CDL de Rondonópolis pode protestar tirando foto no dinossauro inflável que estará no local.

“O mascote da campanha do DLI é o “Impostossauro” que tem inclusive uma página no Instagram informando sobre quando pagamos de impostos nos produtos, por isso vamos trabalhar com um dinossauro inflável, para lembrar quanto ele leva do seu dinheiro em cada coisa que você compra ou serviço que faz. Todos estão convidados a participar”, destacou.

+ Acessados

Veja Também