“Direito ao voto, políticas públicas voltada às mulheres, o crescimento da participação feminina na política, essas são algumas das conquistas que, nós mulheres, podemos nos orgulhar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A luta por reconhecimento, que começou no século 20 ainda não se findou, ao contrário, há muito que se fazer, e nos incentiva dia a dia a buscar mais avanços para atendimento dos direitos e necessidades das mulheres”, destaca a deputada federal, Coronel Fernanda (PL-MT).
A parlamentar faz parte da bancada mato-grossense no Congresso Nacional, que atualmente conta com duas deputadas e uma senadora.
Neste pleito, a bancada feminina na Câmara dos Deputados é constituída por 91 mulheres, elas representam 17,7% das cadeiras da Casa de Leis. Um crescimento de 2,7% em comparação ao último mandato, quando elas eram 15% do total de parlamentares. Em 2022, as candidatas mulheres foram as mais votadas em oito estados e no Distrito Federal, sendo que somente o PL elegeu 17 deputadas federais.
“Avançamos muito, porém é preciso mais mulheres em cargos de decisão no Legislativo e nas demais esferas de Poder. Ainda temos muita violência contra a mulher que precisa ser combatida, direitos a serem garantidos e tantos outras tratativas que precisam da sensibilidade e colaboração da mulher para serem resolvidas”, defende a deputada.
Como forma de reconhecer o valor da mulher na sociedade, Coronel Fernanda apresentou três projetos de lei em homenagem às mulheres – O Dia Nacional da Mulher Rural (PL nº537/23), Dia Nacional da Policial Militar Feminina (PL nº 562/23) e Dia Nacional da Mulher Cristã (PL nº 563/23). A deputada ressalta que os projetos são deferências a essas classes de mulheres, mas que estende seu respeito e admiração a todas as brasileiras.
Participação ativa
Neste primeiro mandato, a deputada Coronel Fernanda, integra a Frente Parlamentar de Combate à Violência Doméstica da Mulher, Frente Parlamentar Mista pela Mulher Empreendedora, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres, Frente Parlamentar em Defesa da Mulher Empreendedora e Microempreendedora no mercado formal, informal e E-commerce e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher e da População em Vulnerabilidade Social.
Além das temáticas específicas em benefício das mulheres, ela assinou mais de 100 outras frentes parlamentares, que tratam de assuntos diversos. A deputada também fará parte de comissões que devem ser definidas pela presidência da Câmara, ainda este mês.