Dia Internacional da Mulher marca conquistas femininas iniciadas no século XX, diz deputada coronel Fernanda

Da Assessoria

Da Assessoria

Dia Internacional da Mulher marca conquistas femininas iniciadas no século XX, diz deputada coronel Fernanda

“Direito ao voto, políticas públicas voltada às mulheres, o crescimento da participação feminina na política, essas são algumas das conquistas que, nós mulheres, podemos nos orgulhar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A luta por reconhecimento, que começou no século 20 ainda não se findou, ao contrário, há muito que se fazer, e nos incentiva dia a dia a buscar mais avanços para atendimento dos direitos e necessidades das mulheres”, destaca a deputada federal, Coronel Fernanda (PL-MT).

A parlamentar faz parte da bancada mato-grossense no Congresso Nacional, que atualmente conta com duas deputadas e uma senadora.

Neste pleito, a bancada feminina na Câmara dos Deputados é constituída por 91 mulheres, elas representam 17,7% das cadeiras da Casa de Leis. Um crescimento de 2,7% em comparação ao último mandato, quando elas eram 15% do total de parlamentares. Em 2022, as candidatas mulheres foram as mais votadas em oito estados e no Distrito Federal, sendo que somente o PL elegeu 17 deputadas federais.

“Avançamos muito, porém é preciso mais mulheres em cargos de decisão no Legislativo e nas demais esferas de Poder. Ainda temos muita violência contra a mulher que precisa ser combatida, direitos a serem garantidos e tantos outras tratativas que precisam da sensibilidade e colaboração da mulher para serem resolvidas”, defende a deputada.

Como forma de reconhecer o valor da mulher na sociedade, Coronel Fernanda apresentou três projetos de lei em homenagem às mulheres – O Dia Nacional da Mulher Rural (PL nº537/23), Dia Nacional da Policial Militar Feminina (PL nº 562/23) e Dia Nacional da Mulher Cristã (PL nº 563/23). A deputada ressalta que os projetos são deferências a essas classes de mulheres, mas que estende seu respeito e admiração a todas as brasileiras.

Participação ativa

Neste primeiro mandato, a deputada Coronel Fernanda, integra a Frente Parlamentar de Combate à Violência Doméstica da Mulher, Frente Parlamentar Mista pela Mulher Empreendedora, Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres, Frente Parlamentar em Defesa da Mulher Empreendedora e Microempreendedora no mercado formal, informal e E-commerce e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher e da População em Vulnerabilidade Social.

Além das temáticas específicas em benefício das mulheres, ela assinou mais de 100 outras frentes parlamentares, que tratam de assuntos diversos. A deputada também fará parte de comissões que devem ser definidas pela presidência da Câmara, ainda este mês.

+ Acessados

Veja Também