Dia dos namorados apresentou baixa nas vendas em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Dia dos namorados apresentou baixa nas vendas em Rondonópolis

Uma das datas mais esperadas pelos comerciantes para aquecer as vendas, não agradou os lojistas de Rondonópolis. Apesar da intenção de compra ter sido apontada pelos consumidores com gastos em média de R$ 200,00, a pesquisa de avaliação das vendas realizada pelo Instituo de Pesquisa ACIR (IPA) revelou que o rondonopolitano gastou, em média, menos 5% do que no ano passado, com presentes para o Dia dos Namorados, conforme informaram 57,7% das empresas entrevistadas.

Apesar da baixa, 52% dos empresários informaram que as vendas foram positivas, somado à forma de pagamento da maioria (63,5%) que optaram por pagar à vista, sendo cartão de crédito a vista (27,0%); dinheiro (19,6%) ou cartão de débito (16,9%). A pesquisa comprovou também o perfil de muitos brasileiros que deixam as coisas para última hora, visto que 57,8% compraram os presentes no dia 12 de junho.

O método mais utilizado para atrair os clientes para as lojas foi a vitrine atrativa (25,3%), os descontos concedidos para essa data ficou em segundo lugar (20,7%). O investimento em mídia nos veículos de comunicação foi baixo, apenas 10% das empresas entrevistadas tiveram esse gasto.

Mesmo com a baixa nas vendas, o valor dos presentes ficou em média de R$ 150,00, bem abaixo do que foi registrado na pesquisa de 2014 que chegou a R$ 217,00.

A maioria dos empresários (85,1%) optou por não contratar funcionários, despesas a menos nesta data. “Isso é reflexo da nossa economia, está fazendo os consumidores serem mais cautelosos na hora da compra. É interessante que cada empresário tenha criatividade para manter os clientes sempre comprando”, comentou o presidente da ACIR, José Luiz Gonçales Ferreira.

Comparação

Fazendo um comparativo entre as pesquisas de intenção e avaliação de compras os empresários acertaram em investir em vitrines atrativas que foi o segundo fator de preferência aponta pelos consumidores. Um dado significativo foi o valor médio dos presentes que era para ser de R$ 200,00 (na intenção de compra) e acabou baixando para R$ 157,00.

+ Acessados

Veja Também