Dia do orgulho LGBTQIA+ é celebrado na Penitenciária da Mata Grande

Sesp-MT

Sesp-MT

Foto por: Sistema Penitenciário

Dia do orgulho LGBTQIA+ é celebrado na Penitenciária da Mata Grande

Trinta reeducandos da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis participaram de um evento que celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho em diversos países.

A unidade que conta com uma ala que foi criada para pessoas que se autodeclaram gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e pessoas intersexo, promoveu várias ações, por meio de palestras e apresentações culturais com os recuperandos.

O evento recordou as lutas e vitórias que estas pessoas precisam enfrentar diariamente na sociedade, além da importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos.

Profissionais como enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, pedagogo, assistente administrativo participaram do evento. Estes profissionais desempenham diariamente atividades laborais realizadas para o auxílio e amparo dessas pessoas privadas de liberdade.

Conforme o diretor da unidade, Ailton Ferreira, o espaço que foi recém-inaugurado visa melhorar cada dia mais a assistência à população LGBTQIA+, que se encontram nas unidades.

“O objetivo é, além proteger esta população de prováveis situações de violência no sistema prisional, garantir as diretrizes dos dispositivos legais e das políticas voltadas para esta população, por meio de ações educativas, lutando contra o preconceito, garantindo o direito de serem chamados pelo nome social e, principalmente, o direito de não serem violentados, sob qualquer natureza. É um grande avanço no Sistema Penitenciário”, destacou.

+ Acessados

Veja Também