Dia de campo da Embrapa Agrossilvipastoril e Famato será em 27 de fevereiro

A quinta edição do Dia de Campo sobre Sistemas Integrados promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril e Sistema Famato em Sinop foi confirmado para o dia 27 de fevereiro. O evento anual ocorre no Sítio Tecnológico do Centro de Pesquisa, em Sinop (MT).

A programação do Dia de Campo ainda está sendo finalizada, mas contará com um circuito de cinco estações e terá como destaque a integração lavoura-pecuária, com o boi safrinha. Serão duas estações abordando diretamente o tema.

Em uma delas os participantes terão informações sobre o estabelecimento da forrageira no consórcio de milho com braquiária e após a lavoura de soja, seja com sobressemeadura ou com semeadura direta. Em outra, o assunto será o manejo de pastejo. Haverá ainda uma estação em que serão discutidas as pesquisas para mensurar a emissão de metano pelos bovinos. Entre as atrações estará a demonstração do equipamento automático que faz a mensuração.

O dia de campo abordará também os diferentes tipos de sorgo e o feijão-caupi como opções de rotação nos sistemas produtivos com soja e apresentará orientações sobre a linha de financiamento agrícola do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

O Dia de Campo sobre Sistemas Integrados é o maior evento de transferência de tecnologia realizado pela Embrapa em Mato Grosso e reúne consultores, técnicos, extensionistas, produtores e estudantes de todo o estado.

Este será o terceiro ano seguido da parceria com o Sistema Famato. Por meio da realização de dias de campo, as instituições buscam ampliar a difusão de tecnologia para os produtores rurais de Mato Grosso.