Dia da Pizza: celíacos também podem celebrar a data com muito sabor

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Dia da Pizza: celíacos também podem celebrar a data com muito sabor

Compartilhe:

Criada séculos atrás, a pizza é um alimento conhecido ao redor de todo o mundo. Mesmo que geralmente seja ligada à gastronomia italiana, o sabor conquista pessoas dos mais diversos países. O Brasil celebra o “Dia Nacional da Pizza” anualmente em 10 de julho – este domingo – e, atualmente, até mesmo pessoas com alguma restrição alimentar, como no caso dos celíacos, podem celebrar a data com muito sabor, de forma inclusiva, rápida e fácil.

Com uma vasta opção de ingredientes que combinam entre si, a escolha do sabor fica a cargo de cada indivíduo. Já no caso da massa – que é a base da receita –, intolerantes ao glúten ou aqueles que seguem alguma dieta restritiva podem optar por farinhas de arroz, além da seleção de ingredientes mais naturais e menos calóricos. Nesse cenário, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – conta com opções hipoalergênicas e veganas para quem deseja fazer a receita em casa.

“Além da vantagem de todos poderem consumir, outro ponto positivo é que a pizza com massa feita à base de arroz é muito fácil de fazer e requer menos tempo de preparo quando comparada à opção tradicional. Além disso, ao fazer em casa é possível escolher a qualidade e a quantidade de cada componente, trazendo mais equilíbrio ao prato”, destaca a nutricionista Larissa Zanette (CRN 10 9630).

facilitar no dia a dia, a RisoVita possui um Mix de Farinhas específico para pães, massas e pizzas. Dessa forma, basta substituir na mesma quantidade, sem a adição de outros elementos. “Para quem tem medo, pode ficar tranquilo que é fácil de adaptar e o arroz não deixa residual na boca, sem contar que a textura e a crocância ficam iguais”, afirma Larissa.

Receita

Pensando no Dia da Pizza, celebrado neste domingo, 10, a RisoVita disponibiliza uma receita extremamente fácil e saborosa, para quem desejar entrar na cozinha e preparar uma versão inclusiva da Pizza Marguerita.

O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos e o processo rende uma pizza de oito fatias.

Ingredientes da massa:

·        1 sachê de fermento biológico seco;

·        1 xícara (chá) de água morna;

·        1 colher (sopa) de açúcar demerara;

·        2 xícaras (chá) de Mix de Farinhas RisoVita;

·        1⁄4 xícara (chá) de azeite.

Ingredientes do recheio:

·        2 colheres (sopa) de molho de tomate;

·        Queijo a gosto;

·        1 tomate cortado em rodelas;

·        Manjericão a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente pequeno, misture o fermento biológico com a água morna e o açúcar. Reserve por cerca de 15 minutos para dobrar de volume. Em uma tigela maior, misture o fermento com o Mix de Farinhas RisoVita e o azeite. Mexa com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve a massa coberta com um pano de prato por cerca de 30 minutos.

Em seguida, abra a massa e coloque em uma assadeira levemente untada com azeite. Leve para assar no forno preaquecido a 180 °C por cerca de 10 minutos. Retire e coloque o recheio.

Distribua uma camada do molho de tomate e, por cima, o queijo e o tomate. Leve novamente ao forno e asse por mais 10 minutos. Retire, distribua o manjericão e sirva.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp