Dia “D” da vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado (8) em Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dia “D” da vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado (8) em Rondonópolis

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (8), o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h para imunizar as crianças de zero a cinco anos.

Além do imunizante contra a poliomielite, o Dia “D” é uma oportunidade para atualizar os cartões de vacina. Estarão disponíveis todas as vacinas de rotina, bem como o imunizante contra a gripe.

A orientação é para que os pais e responsáveis compareçam às unidades de saúde com a caderneta de vacinação das crianças e um documento. 

Segundo a Secretaria de Saúde, Rondonópolis tem, atualmente, 19.141 crianças que pertencem ao grupo prioritário e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que sejam vacinados 95% desse público.

Apesar do Dia “D” ocorrer no sábado, a Campanha Nacional de Vacinação contra a polio já está acontecendo desde o dia 27 de maio e continua até 14 de junho. As gotinhas estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade.

O Ministério da Saúde informou que neste ano a expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

No entanto, no ano passado, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp