Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado em Rondonópolis

Ministério da Saúde prepara campanha de vacinação contra sarampo
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado em Rondonópolis

Neste sábado (19), tem o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Rondonópolis. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município, que irão funcionar para atender a população das 7h às 17h.

Devem se vacinar nesta etapa crianças com idade compreendida entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação nesta faixa de idade é de 14.876 crianças, conforme estimativa populacional de Rondonópolis.

A orientação é de que a criança seja levada à unidade básica de saúde com a caderneta de vacinas, pois o Ministério da Saúde destaca que a vacina será aplicada em todos que não tiverem a comprovação da imunização com duas doses.

A vacina tríplice, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, precisa ser tomada em duas doses, sendo a segunda aplicada após 30 dias da primeira. Assim, tanto quem não tomou nenhuma dose e como quem não completou o ciclo e ainda precisa da segunda, deve procurar uma unidade de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, na primeira etapa é destina à imunização de crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, seguindo até o dia 25 deste mês com vacinas disponíveis em todos as unidades básicas de saúde de Rondonópolis.

Segunda etapa

A partir do dia 18 de novembro terá início a segunda etapa de vacinação contra o sarampo, que segue até o dia 30 de novembro. Os jovens de 20 a 29 anos que ainda não foram imunizados devem procurar as unidades de saúde do município para tomar as duas doses da vacina tríplice viral.

O Dia “D” da segunda etapa de vacinação acontece no sábado (30 de novembro), também em todas as unidades de saúde, das 7h às 17h.

Orientações

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Município, Magda Rosa, explica que todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina tríplice viral podem procurar uma unidade de saúde que serão imunizadas.

Segunda a enfermeira, a imunização contra o sarampo é fundamental para prevenir a doença, que é infecciosa grave, causada por um vírus, e que pode ser fatal. O sarampo pode ainda causar surdez e cegueira.

Os primeiros sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação os olhos, nariz entupido e escorrendo e mal-estar intenso. Após três a cinco dias outros sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas e brancas na bochecha, além de conjuntivite aparecem.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Casos

De acordo com o Boletim Epidemiológico número 28, referente ao mês de outubro de 2019, do Ministério da Saúde, foram confirmados 6.640 casos de sarampo no Brasil de janeiro a outubro deste ano.

Em Rondonópolis ainda não há o registro de nenhum caso da doença.

+ Acessados

Veja Também