Dia “D” contra raiva animal acontecerá no dia 19 de outubro em Juscimeira

Dia “D” contra raiva animal acontecerá no dia 19 de outubro em Juscimeira

A Vigilância Ambiental de Juscimeira realizará no dia 19 de outubro o Dia “D” de combate a raiva animal. A vacinação será das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, na Unidade Básica Central, e na Praça Matriz. O cidadão deverá levar o cartão de vacinação dos seus animais, sendo eles gatos ou cães.

Segundo dados da Vigilância, a campanha Anti-Rábica, na zona rural, foi realizada entre os dias 15 de julho a 18 de setembro, onde foram vacinados 2.950 animais, sendo eles 2.249 cães e 701 gatos.

No Dia “D”, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 2.000 mil animais com idades acima de três meses de vida. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte, sacolas ou carrinhos de feira.

Orientações

A vacina contra a raiva protege o animal por até um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses. A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra a doença, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando.

Raiva animal

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

Principais sinais clínicos da raiva animal

Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais Tristeza: os bichos começam a procurar locais escuros

Latido diferente do normal

Boca aberta e salivação constante

Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água

Distúrbios de coordenação motora

Convulsões

Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado.

+ Acessados

Veja Também