DF tem 327 novos casos de dengue e uma morte pelo vírus em uma semana

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

DF tem 327 novos casos de dengue e uma morte pelo vírus em uma semana

O Distrito Federal registrou maisa uma morte em decorrência de dengue grave e um aumento de 327 casos nos confirmados de dengue na última semana. Dados divulgados pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (22) e finalizados na última segunda (20) registram 20.765 pacientes infectados com a doença desde janeiro, um crescimento de 87% com relação ao mesmo período de 2015.

O boletim aponta que as regiões com maior concentração de casos são Brazlândia (1.918), Ceilândia (1.712), São Sebastião (1.603), Planaltina (1.358), Samambaia (1.245) e Taguatinga (1.226), com 9.062 infecções, ou 58% do total.

Dentre os diagnosticados com o vírus, a maioria (56%) tem entre 20 e 49 anos, seguida por pessoas entre 1 e 19 anos (26%) e adultos acima de 50 anos (18%). De acordo com a publicação do GDF, 27 pessoas foram notificadas com casos graves de dengue e, destas, 13 morreram em decorrência da doença.

Zika e Chikungunya

Na publicação, a Secretaria de Saúde registrou 131 casos confirmados de febre chikungunya nos últimos meses. Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Gama e Asa Norte concentram a maioria (53%) das ocorrências.

O DF registrou 189 casos de infecção pelo vírus da zika. As regiões mais afetadas pela doença foram Taguatinga (53), Asa Norte (12), Lago Norte (11), Águas Claras (11) e Asa Sul (10).

Do total, 51 infecções aconteceram no DF, 15 ocorreram em outras unidades da Federação e 14 têm origem indeterminada.

As primeiras ocorrências das doenças no DF surgiram no segundo semestre de 2015. Por este motivo, não é possível realizar a compação dos dados com o mesmo período do ano anterior.

O vírus da zika infectou 33 gestantes do DF desde dezembro de 2015. Das infecções, 21 atingiram residentes do DF, e 12, moradoras de outras unidades da Federação.

A febre chikungunya é uma doença viral com sintomas parecidos com a dengue e transmitida pelos mesmos mosquitos, os Aedes aegypti e o albopictus. Entre eles estão dores fortes, principalmente, nas articulações, de cabeça e musculares, manchas vermelhas na pele e febre repentina e intensa, acima de 39 °C.

A recomendação em ambos os casos é de repouso absoluto e ingestão de líquidos em abundância. A automedicação é perigosa, porque pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro da doença.

Como ainda não existe vacina contra o vírus, o melhor método de prevenção está no combate à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.

Já a zika é caracterizada por manchas, mesmo com ausência de febre. "Podem vir aquelas manchas vermelhas pelo corpo e olhos vermelhos mesmo sem ter febre. O problema é que, apesar da pouca mortalidade, se a pessoa contrair durante o período que está grávida pode dar problemas na criança", diz a médica infectologista Rita Uchoa.

+ Acessados

Veja Também