Dezenas de cacatuas envenenadas caem do céu e assustam moradores em cidade na Austrália

Dezenas de cacatuas envenenadas caem do céu e assustam moradores em cidade na Austrália
Reprodução/Casper's Bird Rescue



Cerca de 60 cacatuas, aves semelhantes aos papagaios, caíram do céu e assustaram moradores na pequena cidade australiana de One Tree Hill. Segundo a ONG de proteção animal Casper’s Bird Rescue, a suspeita é de que os animais tenham sido envenenados.

A responsável pela ONG, Sarah King, descreveu em entrevista ao jornal britânico The Guardian que os pássaros sangravam pelos olhos e bicos e alguns ainda estavam vivos quando caíram. “Não é uma morte instantânea. Isso causa sofrimento. Leva algumas semanas para funcionar. Começa internamente e tem hemorragia interna. É uma morte horrível e lenta”, relatou Sarah.

Uma espécie específica de cacatua é considerada uma praga em cidades no sul da Austrália, levantando diversos pedidos para que que animais desse tipo sejam abatidos. As aves mortas, no entanto, são de uma espécie protegida pelo governo e diferente daquela a qual alguns moradores tem rejeição.

“É um fato importante para ser exposto. Dos 60 e poucos que encontramos, apenas três eram de espécies não protegidas. Esta não é a maneira de lidar com nada. Também é contra a lei”, completou Sarah King.

“Embora algumas pessoas gostem de ver pequenas cacatuas no meio ambiente, grandes bandos nas áreas urbanas e rurais podem causar problemas consideráveis”, diz um comunicado escrito por um conselho local que pede a execução de animais da espécie.

Diversos ativistas e entidades de proteção aos animais se posicionam contra a possível medida. A Casper’s Bird Rescue disse que está investigando para descobrir os responsáveis por envenenar os pássaros.

(Foto: Reprodução/Casper’s Bird Rescue)