Detran orientou mais de 20 mil pessoas com ações educativas da campanha Maio Amarelo 2024

Picture of Detran-MT

Detran-MT

Detran-MT

Detran orientou mais de 20 mil pessoas com ações educativas da campanha Maio Amarelo 2024

Ações envolveram blitz educativa, panfletagem e palestras de orientação sobre segurança no trânsito

Compartilhe:

As ações educativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) durante a campanha Maio Amarelo 2024 alcançaram mais de 20 mil pessoas em todo o Estado. As atividades foram realizadas por meio da Coordenadoria de Ações Educativas e unidades desconcentradas, em parceria com as forças de segurança e prefeituras, a fim de garantir um trânsito mais seguro.

A campanha teve início no dia 2 de maio, em Cuiabá, com um pit stop educativo realizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Já o encerramento da campanha foi realizado no dia 30 de maio, com ações em diversos municípios, como Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças e demais Ciretrans, bem como em Várzea Grande, com o pedal da Guarda Municipal.

“A integração foi crucial nas ações e eventos realizados neste mês, onde a participação mais expressiva foi por meio de abordagem e palestras de orientações aos cidadãos”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Todas as ações educativas realizadas ao longo do mês contaram a parceria das forças de segurança, por meio de materiais educativos entregues à população mato-grossense sobre o risco de beber e dirigir, a conduta segura no trânsito e percepção de riscos nas vias.

Ao todo, no Estado, foram realizadas 107 ações educativas e 20.632 pessoas foram atendidas pelo movimento Maio Amarelo, em 21 municípios. Somente em Cuiabá e Várzea Grande, a média de público foi de 12.892 pessoas. 

No interior, as ações foram realizadas pela Ciretrans locais, alcançando 7.740 pessoas nos municípios de Alto Araguaia, Araguiana, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Dom Aquino, General Carneiro, Itanhangá, Juína, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Mutum, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, Sinop e Sorriso. 

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma ação internacional que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todo.

O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, visando colocar em pauta a segurança viária. Nesse sentido, foram elaboradas ações educativas de trânsito para escolas e empresas, com o intuito de promover a importância do respeito às normas de trânsito, de modo que, por intermédio dessas ações, espera-se uma melhoria da segurança no trânsito por meio do comportamento dos cidadãos. 

“Temos aumentado a cada ano o alcance das nossas ações educativas, mas ainda é necessário trabalhar muito as questões de conduta segura no trânsito e, principalmente, a consciência dos perfis pedestre, motociclista e condutores nas vias mato-grossenses, enfatizando, assim, o lema da campanha do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): A Paz no Trânsito Começa Por Você!”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

“Uma das principais frentes de atuação do Detran-MT para a redução dos sinistros e das mortes no trânsito é a sensibilização da população quanto à observância das normas de trânsito. Ações de educação para o trânsito são realizadas continuamente, durante todos os meses do ano, principalmente com palestras em escolas e empresas dos mais diversos setores”, finalizou a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp