Desperdício dos alimentos

Desperdício dos alimentos

Uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) revelou que cada família brasileira descarta aproximadamente 128,8 kg de alimentos por ano. Isso coloca o Brasil entre os países que mais desperdiçam comida no mundo — o que é preocupante, pois 22,26% da população brasileira sofre com a insegurança alimentar (IBGE 2013).

Os principais alimentos descartados tem alto grau nutricional, sendo eles: carnes (42,5%), com destaque para a carne bovina; arroz, feijão e outros grãos (27,4%). Um dos motivos para que isso ocorra é o não reaproveitamento das sobras, como também o hábito de fazer compras mensais abundantes e o preparo de porções exageradas para as refeições.

É importante implementar estratégias para reduzir o desperdício, como: planejar antes de ir às compras, observar as datas de validade, reaproveitar as sobras, fazer compostagem doméstica — entre outros.

Qual a sua estratégia para diminuir o desperdício de alimentos na sua casa??

Acredite é possível sim, se alimentar de forma sustentável!

Quantas vezes você já jogou o alimento fora sem saber o que fazer, ou por não ter instruções adequadas para armazenar o seu produto?

Noticias Relacionadas