Desfile dos campeões termina com show no Camp Nou

Redação PH

Redação PH

Desfile dos campeões termina com show no Camp Nou

Bandeiras, camisas, confetes… Barcelona amanheceu azul e grená neste domingo, com milhares de torcedores nas ruas para receber seusheróis, que conquistaram no sábado em Berlim o quinto título do clube na Liga dos Campeões e garantiram a "tríplice coroa", ou "triplete", como dizem na Espanha.

"Campeões, segundo 'triplete', continuamos fazendo história", dizia a mensagem estampada no ônibus aberto em que os jogadores desfilaram nas ruas lotadas do centro da capital catalã.

O percurso terminou no Camp Nou, onde a festa continuou diante de 67.000 "culés" (apelido dos fãs do Barça).

Na frente do veículo, estavam expostos os três troféus conquistados, nesta temporada, na Liga Espanhola, na Copa do Rei e na "Champions", repetindo a façanha de 2009, quando o time era comandado por Josep Guardiola.

"Querem as três? Aqui estão!", gritou o craque argentino Messi quando as taças chegaram ao estádio.

"O de 2009 foi mais mágico, porque foi a primeira vez, mas conseguir este feito mais uma vez é algo incrível", afirmou Adrián Llamazares, que usava uma camisa com o número 09 e o nome "triplete", lembrando a grande temporada de seis anos atrás.

Josep Lago/AFP

'Ciclo de Messi'

O Barça é o primeiro time da história a conquistar duas vezes a "tríplice coroa".

"Eu estava convencida disso desde o início da temporada. A equipe é muito boa e sempre gostei muito de Luis Enrique (o treinador atual)", vibrou Sara Marco, de 60 anos, ao lado do netinho que agitava uma bandeira do clube.

Sara era uma das poucas a apostar no sucesso desse time, que passou em branco no ano passado e atravessou uma crise interna no meio da temporada, com rumores de tensões entre Luis Enrique e Messi.

"Falaram em fim de ciclo, mas é o ciclo de Messi. Enquanto Messi estiver conosco, pouco importa o treinador, ou os outros jogadores. Vamos ganhar todas as competições que tivermos pela frente", provocou David Blasco, de 41.

"Depois de um ano complicado, voltar a ganhar foi algo espetacular, temos que aproveitar", desabafou o próprio Messi no Camp Nou.

Muitos turistas se juntaram aos moradores de Barcelona para ovacionar as estrelas que brilharam na véspera na noite de Berlim e ainda tinham fôlego para pular e dançar em cima do ônibus.

Piqué provoca CR7

"Cadê o Messi?", perguntava um menino de seis anos a sua mãe, Nuria Boada.

"Em casa, Messi é o ídolo de todos. É o melhor do mundo, faz coisas incríveis. Hoje, também queremos nos despedir de Xavi", disse Nuria, de 39 anos.

Xavi encerrou com chave de ouro sua trajetória vitoriosa com o Barça, levantando a "Taça Orelhuda" na sua última partida com a camisa do clube catalã. Seu nome foi até mais gritado do que o de Messi.

Neymar e Luis Suárez, que formam com o argentino o trio "MSN", também caíram nas graças da torcida.

O uruguaio Óscar González, que usava a camisa de Suárez, ficou muito orgulhoso por ver o compatriota marcar o segundo gol da vitória por 3 a 1 do Barça sobre a Juventus.

"Quando ele fez esse gol, o time estava sofrendo. Estou muito feliz por ele. Ele deu a volta depois de todas as críticas (pela mordida em Chiellini na Copa do Mundo no Brasil) e foi vital para a equipe", resumiu o torcedor, de 49, que, assim como o camisa 9, nasceu na cidade de Salto, no norte do Uruguai.

Eduard Corcelles, de 27, não parecia se importar muito com o estilo de jogo do Barça de Luis Enrique, mais direto e menos baseado no toque de bola do que o de 2009.

"Se os três da frente continuarem fazendo gols, podem jogar de qualquer jeito. E que, no ano que vem, tragam o sexto título da Champions!", afirmou.

Em meio à festa, os jogadores do Barça não perderam a oportunidade de provocar o arquirrival Real Madrid, que, como os catalães no ano passado, ficou sem troféu.

O zagueiro Gerard Piqué 'homenageou' o cantor colombiano Kevin Roldán, conterrâneo da sua esposa Shakira, que foi flagrado em fotos ao lado dos jogadores do Real na festa de aniversário de Cristiano Ronaldo, na mesma noite em que os 'Merengues' foram goleados por 4 a 0 pelo Atlético de Madri, em fevereiro.

"Valeu Kevin, foi contigo que tudo começou", alfinetou Piqué, lembrando que as fotos da festa de CR7 causaram tensões no Real, que caiu de rendimento depois de um ótimo início de temporada.

+ Acessados

Veja Também