Desempenho externo das carnes em março de 2017

Redação PH

Redação PH

novas regras são definidas para a pesca da tainha

Desempenho externo das carnes em março de 2017

O bom desempenho das exportações de carnes nos dois primeiros meses de 2017 permitia prever que em março passado seriam superados os resultados de um ano atrás. Mas a inusitada ação da Polícia Federal pôs fim a essa expectativa e o mês foi fechado com resultados negativos para as três carnes.

É verdade que em relação a fevereiro passado, o volume total embarcado aumentou quase 17%. Porém, fevereiro teve apenas 18 dias úteis, contra 23 dias úteis de março. Façam-se as contas. E se constatará que, em valores reais (isto é, volume de embarques diários) os embarques de março último não cresceram. Ao contrário, recuaram cerca de 8,5% em relação ao mês anterior.

Aplicado o mesmo raciocínio a março de 2016 (22 dias úteis) chega-se a uma redução anual superior a 11%, índice sugestivo de que os resultados não foram tão ruins quanto se pintou. Devagar com o andor, porém. Pois os números de março são o reflexo, apenas, do que foi negociado em meses anteriores, já que não se fecham exportações de um dia para outro.

+ Acessados

Veja Também