Desempenho do frango vivo na primeira semana de março

Redação PH

Redação PH

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Desempenho do frango vivo na primeira semana de março

O frango vivo comercializado no interior paulista percorreu os primeiros quatro dias de negócios de março com a cotação estável em R$2,70/kg, valor que se mantém inalterado desde 14 de fevereiro passado. A despeito do novo mês (e do novo ano), o mercado ainda não deu sinais de reação. Assim, as transações continuam se desenvolvendo em ambiente calmo.

Alguma mudança deve ocorrer na corrente semana e o produto tende a se tornar mais demandado. Mesmo isso, porém, não significa que ocorram, necessariamente, correções nos preços, por ora 3,5% inferiores aos registrados durante todo o transcorrer de março do ano passado.

Afinal, estamos na Quaresma, período religioso em que continua sendo registrada sensível retração no consumo de carnes. Estamos, também, apenas no terceiro mês do ano, quando ainda pesam sobre o consumidor os compromissos financeiros do início de todo novo exercício civil.

Para completar, o consumidor permanece financeiramente combalido. Por tudo isso, o mais provável é a continuidade da atual estabilidade, como ocorreu um ano atrás. Então, aliás, a estabilidade também começou em fevereiro, mas só terminou em meados de abril, após 53 dias sem qualquer alteração no valor praticado.

Aqui, um detalhe que não escapa, é que a atual cotação do frango vivo se encontra abaixo, também, daquela registrada em boa parte de fevereiro e março de 2013. Nos quatro anos desde então decorridos a inflação acumula variação superior a 30% e o milho está 20% mais caro. Mas o produtor recebe, nominalmente, 3,5% menos por quilograma de frango vivo produzido.

+ Acessados

Veja Também