Desde que voltou à Série C em 2012, Cuiabá sofre com risco de queda

Redação PH

Redação PH

Desde que voltou à Série C em 2012, Cuiabá sofre com risco de queda

Hexacampeão mato-grossense e um dos clubes com melhor estrutura em Mato Grosso, o Cuiabá não consegue se dar bem quando se trata da Série C do Brasileiro. Desde que voltou ao torneio em 2012 (antes disputou em 2003 e 2004), o Dourado sofre com o drama de ser rebaixado para a Série D do Brasileiro.

A equipe chega na última rodada da edição 2015 novamente com chances de queda: se não vencer o Icasa-CE, em casa, e o Águia bater o Fortaleza, fora de casa, o time mato-grossense terá que disputar a Série D em 2016. O único ano que o time brigou para não cair foi em 2014.

Em 2012, depois do vice-campeonato estadual no primeiro semestre, o Cuiabá montou uma equipe forte no papel com atletas como Josiel, Ewerton Maradona, Fernando Lombardi, Fernando e Natanael. Dentro de campo, porém, nada deu certo. A equipe chegou à última rodada com risco de rebaixamento, mas se salvou com o empate contra o Salgueiro, por 2 a 2, fora de casa.

No ano seguinte, a equipe entrou novamente com bom elenco e com o título estadual na bagagem. Porém, chegou à última rodada brigando para não cair. Em jogo histórico, a vitória sobre o Brasiliense por 2 a 1, de virada, em Brasília, manteve o Dourado novamente na Terceira Divisão Nacional.

Veio 2014 e esperanças renovadas, principalmente por mais um título estadual e jogos na Arena Pantanal. Depois de até flertar com o G-4, o time perdeu força no fim e parou nas próprias falhas. O empate em 1 a 1 com o Águia de Marabá, na penúltima rodada em casa, e a derrota para o CRB, por 3 a 0, fora de casa, no último jogo, acabaram com chances de classificação. Foi o único ano que o time não correu risco de rebaixamento.

A temporada 2015 parecia ser a mais promissora. Depois dos títulos do Mato-Grossense e da Copa Verde, o Dourado entrou como um dos favoritos ao acesso para a Série B. Ledo engano. Após passar pelas mãos de cinco treinadores entre interinos e efetivos, o Dourado sequer esteve perto do G-4 do grupo A. A crise bateu tão forte que em meio ao torneio, a diretoria dispensou 10 jogadores que não vinham rendendo. Agora, chega à última rodada até podendo perder para o já rebaixado Icasa-CE, mas nesse caso terá que torcer por uma vitória ou empate entre Fortaleza e Águia.

Cuiabá e Icasa-CE jogam neste domingo, às 18h, na Arena Pantanal, pela última rodada do grupo A da Série C do Brasileiro. O Dourado tem 16 pontos, na oitava posição.

+ Acessados

Veja Também