Desbravadores revitalizam Horto Florestal e cerca de 20 praças em Rondonópolis

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Quem passar pelas praças Monte Líbano, do Jardim Atlântico, do Conjunto São José ou aproveitar o feriadão para passear pelo Horto Florestal de Rondonópolis, ficará surpreso com a limpeza e nova pintura dos locais. Desde ontem (07), centenas de desbravadores, adolescentes entre 10 e 15 anos de idade, promovem de maneira voluntária ações sociais e ecológicas em vários pontos da cidade. As atividades fazem parte da programação do campori, grande acampamento que acontece periodicamente em diversas regiões do Brasil.

Em apenas dois dias, eles retocaram a pintura e revitalizaram cerca de 20 praças de Rondonópolis. Mais de 1.500 desbravadores também colaboraram com a 5ª edição do projeto ‘O Rio é Nosso’ e limparam o leito e as margens do córrego Arareau, uma das maiores referências ecológicas do município. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Juizado Volante Ambiental (Juvam), Ministério Público do Estado (MPE), entidades e instituições públicas e privadas.

“Em prol do meio ambiente, promovemos alguns eventos na cidade que agregam muitas pessoas, mas é a primeira vez que Rondonópolis tem a grata satisfação de ter mais de três mil jovens envolvidos somente com a causa ambiental”, destaca o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Chefe da Defesa Civil, João Fernando Copetti Bohrer.

Atualmente, 33 bairros de Rondonópolis já realizam a coleta seletiva de lixos. A expectativa é que até 2020 o serviço seja implantado em todo o município. Por isso, os desbravadores visitarão cerca de 40 mil casas distribuindo materiais explicativos que conscientizem a população sobre o descarte correto de resíduos. “São situações ambientais do nosso dia a dia, que os desbravadores estão ajudando a equacionar em Rondonópolis. Para nós é uma alegria contar com essa colaboração que trará benefícios para todos nós”, afirma o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Marcelo Caetano Vacchiano.

Ainda como parte da programação social, amanhã (sábado, 09), uma feira de saúde será realizada na creche do Bairro Vila Rica. A feira consiste em um ciclo interativo de oito etapas. Cada uma delas é identificada por um remédio natural: ar, água, sol, alimentação, exercício físico, repouso, atitude mental positiva e confiança em Deus. Ao passar pelos ciclos, o participante recebe instruções práticas para aplicar cada um dos remédios em sua vida cotidiana. Juntamente com a feira de saúde, veterinários voluntários atenderão aos animais domésticos da população, oferecendo vacinas e pequenos curativos.