Desbravador do Oeste Paulista e colonizador de Rondonópolis morre em Presidente Prudente

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Desbravador do Oeste Paulista e colonizador de Rondonópolis morre em Presidente Prudente

Um dos primeiros colonizadores de Rondonópolis, o empresário prudentino Júlio Dias Goulart, aos 93 anos, faleceu na última sexta-feira em Presidente Prudente, cidade onde morava no interior de São Paulo.

Júlio era  filho do fundador de Presidente Prudente Francisco de Paula Goulart; natural de Presidente Prudente, Goulart deixa quatro filhos, entre eles o engenheiro e militante do MDB local, Júlio Goulart, sete netos, quatro bisnetos e duas irmãs.

Em Rondonópolis, ele tinha terra e loteou a região onde hoje funciona a Vila Goulart e está instalado o Horto Municipal, Izabel Dias Goulart, que é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Júlio Dias Goulart também fez história em Presidente Prudente, no Oeste Paulista. Lá  foi eleito e exerceu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Presidente Prudente de 1º de janeiro de 1956 a 31 de dezembro de 1959, durante a 3ª Legislatura. Na época, o Parlamento municipal contava com 19 vereadores.

No período seguinte, de 1960 a 1963, durante a 4ª Legislatura, também exerceu mandato na Casa de Leis prudentina, após tomar posse como suplente de vereador.

Seu pai, o fundador Francisco de Paula Goulart, foi vereador na 1ª Câmara de Presidente Prudente, em 27 de agosto de 1923, sendo o primeiro Presidente do Legislativo prudentino. No dia 15 de Janeiro de 1924, com a renúncia do então prefeito Pedro de Mello Machado, foi indicado para Prefeito Municipal – à época, o chefe do Executivo era escolhido e indicado entre os vereadores.

+ Acessados

Veja Também