Deputados visitam a 3° Companhia do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra

Delegado Claudinei e Dr. João conheceram os trabalhos desenvolvidos pela instituição

Deputados Claudinei e Dr. João se reúnem com o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará da Serra

Os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Dr. João de Matos (MDB), que compõe respectivamente os cargos de presidente e membro suplente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quinta-feira (10), se reuniram com tenente-coronel José Neto da Silva Lima, comandante do 6° Comando Regional (CR) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) de Tangará da Serra (MT). Também, marcaram presença o major e comandante Antônio Guimarães e sargento Fausto Luiz da Silva da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CIBM-MT).

Além da 3ª CIBM, o 6° Comando Regional de Tangará da Serra conta com o 3° Núcleo e 14ª Companhia Independente da instituição, respectivamente, localizadas nos municípios mato-grossenses de Campo Novo e Juína. “Hoje contamos com 45 militares aqui, 13 no Núcleo e 27 em Juína, no todo a Regional conta com 87 profissionais, em que estamos com três bases e reduzimos as escalas com a pandemia da Covid-19”, explica José Neto.

3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Queimadas

O 6° Comando Regional é responsável em atender 18 municípios, sendo que há seis bases montadas e centralizadas para o combate ao incêndio na região. “Estamos com as equipes todas em campo. Já tivemos uma controlada com um incêndio em terra indígena que temos 30 brigadistas. As forças de segurança e armadas estão dando apoio, até bombeiros de outros estados, como de Mato Grosso do Sul”, explica o comandante regional.

Ele esclarece que para grandes ocorrências, é feita uma solicitação para apoio da base do Corpo de Bombeiros de Cuiabá, sendo que o Batalhão de Emergência Ambiental já conta com este planejamento estratégico para atender no decorrer do ano, em todo estado de Mato Grosso.

Equipamentos

Em relação às viaturas, os parlamentares tomaram conhecimento que a instituição recebeu várias camionetes locadas pelo governo estadual. “Hoje, cada Companhia subordinada ao CR tem uma camionete, uma viatura administrativa e caminhão de incêndio”, explica José Neto.

O 6° Comando Regional tem uma importante parceira com a prefeitura de Tangará da Serra que garante a aquisição de equipamentos para atender a corporação. “Aqui temos uma particularidade, pois temos um fundo pelo município que apoia para reequipamento. Então, o contribuinte paga na conta de água e luz uma pequena taxa simbólica, uma vez por ano, e o recurso é destinado. A gente faz a solicitação para o município, tem uma comissão dos vereadores e da sociedade civil organizada e do Corpo de Bombeiros, entramos em um acordo, faz todo o processo de licitação até a aquisição”, explica o comandante regional.

Este encontro realizado pelos deputados Claudinei e Dr. João faz parte das ações da Comissão de Segurança Pública e Comunitária em fazer o levantamento dos trabalhos desenvolvidos e as principais demandas das instituições de segurança pública, principalmente dos polos regionais que pertencem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp).