Deputado Wancley prepara ação de limpeza no Rio Cuiabá

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Deputado Wancley prepara ação de limpeza no Rio Cuiabá

A beleza e imponência dos 828 quilômetros de extensão do Rio Cuiabá, que banha 13 municípios, têm sido ameaçadas pela grande quantidade de lixo acumulada em suas águas. Para tratar desse problema, o deputado Wancley Carvalho (PV) está preparando ações de limpeza e preservação em um dos principais cartões postais da capital.

Nessa semana, o parlamentar reuniu em seu gabinete ativistas ambientais, Corpo de Bombeiros e voluntários para planejar as ações de limpeza do rio. Uma visita técnica para vistoria será realizada na próxima semana, e em maio ocorrerá a limpeza.

O trabalho será feito por meio da Associação Amigos do Rio Cuiabá, e pretende reunir prefeituras, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Marinha do Brasil, empresários, ribeirinhos e demais parceiros. "Sabemos que existem ações paralelas, por isso queremos definir no calendário estadual um grande movimento de limpeza e despoluição do rio. Por meio da associação vamos unir forças com outros movimentos que já realizam trabalhos semelhantes", comentou.

A iniciativa do deputado Wancley foi inspirada no projeto realizado há 17 anos, no Rio Guaporé, em Pontes e Lacerda. Lá, os Amigos do Rio Guaporé já retiraram seis caminhões de lixo em apenas uma edição. Quando era vereador no município, Wancley participou de várias ações de limpeza e contribui no trabalho dos voluntários.

O coordenador do projeto em Pontes e Lacerda, Bianor Filho, também vai mobilizar uma equipe para participar do trabalho no Rio Cuiabá. "Se as pessoas abraçarem a causa, daqui uns 10 anos a gente consegue despoluir o Rio Cuiabá. Pela experiência que tenho, os resultados no meio ambiente são a longo prazo. No Rio Guaporé, há uns seis anos, ele passou a retribuir nosso trabalho, e temos recolhido uma quantidade reduzida de lixo", afirmou.

Antes de realizar a limpeza do rio, no dia 29 de maio, as equipe realizarão visita técnica para avaliação das condições de navegabilidade."A vistoria inicial será no próximo dia sete de abril, véspera do aniversário de Cuiabá. Sairemos em umas quatro embarcações para visita inicial.", finalizou.

Como a intenção do projeto é ampliar e potencializar as ações de limpeza que já são realizadas no rio, o gabinete do deputado Wancley tem convidado novos parceiros para participar da ação. Quem já está somando forças é o veículo de comunicação online,Teoria Verde. "Vamos fazer o máximo possível para contribuir na divulgação e sensibilização das pessoas para participarem desse projeto", afirmou o publicitário Jean Peliciari, idealizador do projeto.

Participaram da reunião o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Ruberval Alexandre de Barros, documentarista ambiental, Valdeci Queiroz, diretor de resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da prefeitura de Cuiabá, Abel do Nascimento e a representante da Associação Amigos do Guaporé, Consuelo Alves.

+ Acessados

Veja Também