Deputado Wancley Carvalho participa de inauguração da Delegacia Especial de Fronteira

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Deputado Wancley Carvalho participa de inauguração da Delegacia Especial de Fronteira

A faixa de fronteira com a Bolívia faz da região oeste um corredor para entrada de drogas e armas, além de ser rota para veículos roubados em outras regiões do estado. Essas ocorrências influenciam no aumento da criminalidade em todo o estado, sobretudo nas cidades circunvizinhas de Cáceres.
Nesta terça-feira (31), o estado ganhou um reforço inédito, com a inauguração da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), em Cáceres. A unidade tem suas particularidades. "A Defron não é uma unidade policial comum; é uma grande agência de inteligência integrada que envolve vários órgãos de segurança pública", pontuou o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
O pedido para instalação da unidade é antigo. Por anos, delegados da região se articulam junto ao governo do estado. O deputado e policial civil, Wancley Carvalho (PV), apresentou no início do ano passado uma indicação ao executivo estadual, solicitando o reforço especial para combater o crime organizado na faixa de fronteira.
"A Defron representa reforço primordial na segurança para todo estado, e não somente para região. Nosso país não produz droga: o entorpecente vem da Bolívia e passa por aqui. Para enfrentar o tráfico internacional é preciso ter investigação focada, para combater os traficantes. Dessa maneira é possível minimizar a droga que chega aos inúmeros municípios de MT", destacou o parlamentar.
O vereador de Cáceres e investigador de polícia, Rosinei Neves (PV), que atua na segurança pública na fronteira há 13 anos, acredita que a nova delegacia desempenhará papel fundamental para a região. "A região de fronteira ficou esquecida por muitos anos. A Defron vem ao encontro de necessidades que temos há anos", pontuou o vereador.
A delegada regional de Cáceres, Cinthia Gomes da Rocha Cupido, assume como a titular da unidade. Para ela, a implantação da delegacia é um sonho idealizado. "Vamos atuar principalmente contra o tráfico de drogas e roubo e furto de veículos, que são levados para a Bolívia. Além disso, tem entrado muitas armas pelo país vizinho", finalizou.
Participaram da solenidade representantes das forças de segurança da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Procuradoria Federal da República, Prefeitura de Cáceres, da Câmara dos Vereadores, vereador Rogério Lero Lero (PV) de Pontes e Lacerda, representantes do Sistema Prisional e autoridades da Polícia Boliviana e da Prefeitura de San Matias, na Bolívia.
Compromisso -Durante discurso na solenidade de inauguração, o deputado Wancley reafirmou seu compromisso com a modernização e reestruturação da segurança pública de Mato Grosso. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar coordena uma câmara temática que trata da autonomia financeira, administrativa e orçamentária das forças de segurança pública estaduais.
Wancley destacou ainda a destinação de emendas parlamentares que vão garantir a aquisição e instalação de câmeras de monitoramento para a segurança orgânica de delegacias, e compra de fardamento para o Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), grupamento destinado para melhorar o tempo de resposta a crimes em andamento no estado, idealizado aos moldes do grupo de mesmo nome no estado de São Paulo.

+ Acessados

Veja Também