Deputado Valtenir participa de 2º Encontro de Políticas Públicas

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

A saúde indígena foi tema de discussão na última sexta-feira, 29, durante o 2º Encontro de Política Públicas que aconteceu em Cuiabá. O deputado federal Valtenir Pereira (PMDB/MT), que investirá 70% de suas emendas individuais de 2016 na saúde, participou do evento e afirmou que a aproximação dos hospitais filantrópicos com a população indígena é fundamental para aprimorar o atendimento. “Precisamos facilitar o acesso dos indígenas nesses hospitais quando houver casos de média e alta complexidade. O primeiro passo será investindo em melhorias nessas instituições”, declarou.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI esteve representada pela chefe de gabinete do secretário, Verbena Melo, que assegurou a necessidade de se haver parceiros para a melhoria do atendimento aos indígenas. “A SESAI tem a responsabilidade com a atenção básica nas aldeias, mas quando há um caso identificado que envolve a média e alta complexidade, nós temos dificuldade na maioria das ocorrências”, afirmou.

Visitas

O deputado Valtenir aproveitou o encontro para visitar os hospitais Santa Casa de Misericórdia, Santa Helena e Hospital Geral Universitário. Duas dessas instituições foram contempladas com o destino de emendas de 2015, para a construção, ampliação e aparelhamento das Unidades de Atenção Especializada. “As emendas foram destinadas para investimento nessas instituições, visando aprimorar o atendimento não somente ao povo cuiabano, mas também a todos aquelas pessoas do interior que procuram esses hospitais na Capital”, afirmou o parlamentar.