Deputado Thiago solicita ao Secretário de Saúde novos leitos de UTI para Rondonópolis

Angelo Varela/ALMT

Em sabatina realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Thiago Silva solicitou ao secretário de estado de saúde Gilberto Figueiredo a disponibilidade do Estado implantar mais leitos de UTI’s para atendimento a pacientes com coronavírus em Rondonópolis, que atende hoje 19 municípios e 500 mil pessoas na região.

A região sudeste do Estado, que são atendida pelo Hospital Regional de Rondonópolis, possui alto índice de crescimento da covid 19, com destaque para Rondonópolis com 136 casos, Primavera do Leste com 81 casos e Jaciara com 30 casos.

“Fizemos esta cobrança em nome da população da região sudeste que conta com 19 cidades que são atendidas pelo sistema de saúde do hospital regional de Rondonópolis e precisamos que o Estado possa priorizar a região com novos leitos de UTI, tão importantes neste momento de pandemia”, disse o parlamentar.

Thiago Silva perguntou ao secretário sobre a inauguração da nova ala do hospital regional de Rondonópolis com novos leitos, recursos do Feef e leitos de UTI para a Santa Casa.

O secretário Gilberto explicou na apresentação que hoje o Governo Estado disponibilizou 12 leitos de UTI para Rondonópolis, sendo 10 na Santa Casa e 02 no Hospital Regional e respondeu os questionamentos feitos pelo deputado Thiago Silva.

“A partir de 1º de junho deverão estar habilitados mais 10 leitos no Hospital Regional de Rondonópolis, onde tivemos um problema com a primeira e a segunda empresa que foram habilitadas, mas já está resolvido. Sobre a Santa Casa, o Ministério da Saúde habilitou o cumprimento dos trâmites burocráticos para contratação de 10 novos leitos da Santa Casa Rondonópolis, porém precisamos de celeridade por parte da Prefeitura municipal que irá gerir o recurso e já cobramos a tramitação”.

De acordo com o Secretário Gilberto, o sistema único de saúde de Rondonópolis poderá disponibilizar 32 leitos, sendo 12 no Regional e 20 na Santa Casa. Sobre a inauguração da nova ala do Hospital Regional de Rondonópolis, está pronta e a pandemia prejudicou inaugurar de modo formal, porém já estamos usando a nova área com requinte de qualidade no atendimento. “O Feef iremos cumprir as alterações da lei, com distribuições dos recursos conforme lei aprovada na Assembleia”, finalizou o secretário estadual de saúde.