Deputado Thiago Silva quer criar cursinho vestibular gratuito “Aprova Mato Grosso”

O deputado estadual Thiago Silva apresentou o projeto de lei 894/2020 para que o Estado possa criar o cursinho pré-vestibular gratuito “Aprova Mato Grosso”. O projeto foi apresentado durante sessão remota da Assembleia Legislativa no início do mês.

O projeto tem como objetivo atender os estudantes carentes, alunos das escolas públicas e pessoas de baixa renda com aulas gratuitas de cursinhos pré-vestibular. O curso utilizará as instalações da rede pública estadual, no turno noturno. De acordo com a proposição. As vagas serão preenchidas com 70% para estudantes das escolas públicas e 30% para quaisquer interessados, mediante a comprovação de baixa renda e prestação de provas de seleção.

“A prova do Enem está chegando e neste período de pandemia precisamos buscar mecanismos para ajudar nossos estudantes a conseguir uma vaga na universidade pública e este projeto vem de encontro com essa demanda: fortalecer a educação pública de qualidade”, disse Silva.




De acordo com o projeto, o Governo poderá firmar convênios com a iniciativa privada e com entidades do terceiro setor, com a finalidade de executar o Aprova Mato Grosso. Aos Professores da Seduc-MT que se disponham a atuar no curso, poderá ser paga uma bolsa mensal a ser definida pela secretaria de Estado.