Deputado Romoaldo Júnior realiza audiência pública para debater viabilidade da Ceasa em Mato Grosso

PLDO 2020 e proposta de reinstituição dos incentivos fiscais estão na agenda de debates da ALMT nesta semana

Deputado Romoaldo Júnior realiza audiência pública para debater viabilidade da Ceasa em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa debate hoje (25), a partir das 16 horas, por requerimento do deputado Romoaldo Júnior (MDB), Audiência Pública para debater a situação, viabilidade da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa/MT).

A reunião que irá contar com participação de autoridades envolvidas no assunto e pessoas em geral, será realizada no Auditório Milton Figueiredo da Casa de Leis e o parlamentar estende o convite a todos interessados.

“O que vamos avaliar neste encontro é a viabilidade ou não da Ceasa: um órgão que foi criado especificamente para atender as necessidades dos produtores hortifrutigranjeiros, mas que tem feito pouco desde que foi criado. Conheço de perto a realidade do local, o produtor que defende o seu ‘pão’ de cada dia lá, não tem uma cobertura digna para trabalhar, vende sua mercadoria no sol, na chuva, vento. No último mês fevereiro a prefeitura de Cuiabá assinou uma ordem de serviço para a construção do Barracão do Produtor na Ceasa – no valor estimado de R$1,7 milhão. A pergunta é: essa obra vai realmente resolver o problema do produtor rural?”, indagou Romoaldo.

A sede da Ceasa/MT, foi criada em Cuiabá no ano der 2013 com um capital inicial de R$ 20 milhões.  A unidade tem autonomia para abrir filiais, representações ou sucursais em qualquer um dos 141 municípios mato-grossenses.

A Ceasa é composta por empresas estatais ou de capital misto destinado a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros em nível de atacado. Ela está sujeita aos preceitos da Lei Federal nº 6.404/1976.

A presidente da Associação dos Permissionários da Central de Abastecimento da Ceasa/MT, Marilda Giraldelli (a popular Baixinha) reclama das más condições de infraestrutura enfrentadas pelos 180 permissionários, 80 produtores e 50 chapas que trabalham no local.

“Queremos transparência sobre o dinheiro destinado para a Ceasa. Para falar a verdade a central que foi fundada com objetivo de ordenar a função de abastecimento de gêneros alimentícios no Estado, sempre funcionou de forma improvisada e inadequada, nunca proporcionou estrutura apropriada para os produtores”, defende a presidente ao agradecer o apoio do deputado Romoaldo Júnior para a realização da audiência pública e para a classe dos produtores rurais.

O quê: Audiência Pública para debater a situação, a viabilidade da Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa/MT)

Quem: Deputado Romoaldo Júnior, autoridades e interessados no assunto

Quando: quinta-feira (25) 16 horas

Onde: Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Auditório Milton Figueiredo.

+ Acessados

Veja Também