Deputado Nininho recebe homenagem da Acrismat

Redação PH

Redação PH

deputado nininho recebe homenagem da acrismat

Deputado Nininho recebe homenagem da Acrismat

A cerimônia em comemoração aos 25 anos da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), aconteceu nesta sexta-feira (06), no Auditório Milton Figueiredo localizado na Assembleia Legislativa (ALMT), juntamente com a sessão especial requerida pelo coordenador da Frente Parlamentar da Suinoculrua, deputado estadual Zeca Viana. Durante a cerimônia a Acrismat homenageou o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, com medalha de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em prol da suinocultura.
Segundo Nininho, ser homenageado pela Acrismat, traz algumas boas lembranças da época que trabalhava em uma pequena propriedade de seus familiares no interior do Paraná.
“É motivo de muito orgulho para mim receber essa homenagem, fui criado na roça, sei como é a luta diária de muitas famílias para produzir animais de qualidade”, lembrou Nininho.
Responsável por representar o segmento de produção de suínos, a Acrismat conta com 350 associados. Algumas conquistas foram comemoradas como é o caso da expansão do mercado para exportação da carne suína para outros países. Em Mato Grosso apenas quatro unidades de plantas frigoríficas abatem a carne suína, e parte da produção é abatida em outros estados.
Para o deputado Nininho, Mato Grosso tem capacidade de aumentar a produção de suínos. Atualmente, o segmento produz apenas 2,2% do volume mundial.
“A suinocultura é de grande importância para a economia do nosso estado, a produção agrega valor à matéria-prima, gerando emprego e renda para as famílias, porém, temos que avançar, somos responsáveis por um quarto da soja do mundo, e curiosamente produzimos 6% do milho. Os números mostram que temos capacidade de aumentar a produção de suínos”, explicou o parlamentar.
De acordo com o parlamentar, a tendência é que o mercado de suínos ganhe mais espaço. “Recebemos uma ótima notícia do ministro da Agricultura Blairo Maggi, que Cingapura vai abrir o mercado para a carne bovina e suína brasileira, isso representa um incremento na economia em cerca de R$ 100 milhões de dólares. Essa conquista é graças aos produtores que estão aperfeiçoando a produção e fazendo o dever de casa, principalmente com relação a sanidade animal”, ressaltou.
Nininho concluiu o seu discurso dizendo que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos contribuiu para a abertura de mercado, e afirmou que a industrialização da produção tem condições de ser ampliada no estado.
“Os pequenos investidores que foram prejudicados por grandes grupos estão retomando as atividades, com certeza a suinocultura tem tudo para ganhar mais espaço em Mato Grosso, expandido as plantas de abate, industrializando a produção aqui mesmo no estado, especialmente, neste momento com a abertura de mercado para exportação”, concluiu.

+ Acessados

Veja Também