Deputado lança livro digital para ajudar no combate ao Aedes aegypti

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Deputado lança livro digital para ajudar no combate ao Aedes aegypti

Para auxiliar na redução dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o deputado Wancley Carvalho (PV) lançou um livro digital que traz informações para combater o mosquito. O material é disponibilizado gratuitamente no site do parlamentar. Para baixar,clique aqui. Além disso, Wancley indicou ao Governo medidas de controle e prevenção à proliferação do inseto.

A ação foi motivada pelo crescente número de casos de microcefalia, que é a malformação cefálica em bebês. Diante da situação, o deputado viu a necessidade de alertar a população, e contribuir com a difusão de informações. De acordo com especialistas, crianças que nascem com o cérebro menor que o esperado, têm o desenvolvimento comprometido em 90% dos casos.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), os casos de microcefalia suspeitos de ligação com o zika vírus aumentaram em todo o país, e em Mato Grosso foi registrado crescimento de 70%. No total, o estado tem 129 casos suspeitos notificados em 14 municípios. "A situação é muito preocupante, não podemos perder essa guerra para o mosquito. É preciso agir. E a melhor forma é cada um fazendo sua parte", pontuou Wancley.

Para intensificar o combate, em dezembro, o parlamentar teve indicação aprovada na Assembleia Legislativa (ALMT), que pediu que o Governo do Estado adotasse medidas emergenciais para conter a reprodução do mosquito.

A solicitação foi atendida nesta semana. No último dia 15, o governador, Pedro Taques (PSDB), publicou no Diário Oficial do Estado a criação do Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao mosquito, encabeçado pela secretária da Saúde, junto com outras cinco secretárias além da Casa Civil e Gabinete de Comunicação.

Repet -Por meio de um projeto que reutiliza garrafas pets vazias para transformá-las em móveis para casas, escritórios e escolas, o deputado Wancley contribui com a redução da quantidade de lixo, que contamina o meio ambiente. Além da agressão ambiental, as garrafas, se descartadas de forma incorreta, acumulam água e criam condições ideais para a reprodução do mosquito.

E-book -O material é online, mas também pode ser impresso e utilizado de várias maneiras. O conteúdo é ilustrado e traz informações sobre a evolução do mosquito transmissor no país, além explicar sobre as doenças transmitidas e seus respectivos tratamentos e prevenção necessária. "Não podermos, em hipótese alguma, deixar água acumulada. É lá que os mosquitos se reproduzem". afirmou o deputado.

O livro digital traz também orientações sobre o uso correto de repelentes para manter o mosquito longe. O material sugere a preparação de um produto caseiro, que além de barato é excelente:confira.

+ Acessados

Veja Também