Deputado homenageia pioneiros de Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato

Deputado homenageia pioneiros de Rondonópolis

Aos 88 anos, Juvenal da Silva, mais conhecido por “Baianinho” é natural da Bahia e chegou a Rondonópolis com apenas 24 anos, sendo um dos primeiros moradores do município, na década de 1950. De origem simples e em plena lucidez, ele foi um dos 39 homenageados na noite desta segunda-feira (11), durante sessão solene requerida pelo deputado José Carlos do Pátio (SD) e realizada na Câmara de Vereadores, em Rondonópolis (a 214 quilômetros de Cuiabá).

Com sete filhos, 12 netos e dois bisnetos, todos nascidos em Rondonópolis, Baianinho recebeu o Título de Cidadão Mato-grossense. Revivendo suas memórias, ele afirma ter muitas histórias no município.

Sessão Solene para entrega de honrarias a diversas personalidades Mato-grossense(Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

Ajudei na construção de estradas, abri fazendas, aprendi a fazer cercas e em 1956 nasceu minha filha mais velha. Depois que sai da Bahia, morei em São Paulo, onde trabalhei com café e vim descendo até chegar aqui, lugar que gostei muito e até hoje é meu ninho [sic]”, afirmou.

Assim como Baianinho, a maioria dos homenageados na noite dessa segunda, é de origem simples. Eles vieram de várias partes do país, de estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, entre eles, pedreiro, vigilante, jardineiro, agricultor, empresário, professor, que em comum têm o fato de sempre terem acreditado no município.

Sessão Solene para entrega de honrarias a diversas personalidades Mato-grossense(Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

É o caso do inventor Pacífico Gonçalves Ramos que, aos 65 anos, também recebeu Título de Cidadão Mato-grossense e é conhecido por ter inventado a máquina de arrancar mandioca. Ele chegou à cidade aos 12 anos de idade, junto com os pais, que deixaram a cidade natal de Pedro Goiás, no Mato Grosso do Sul. Pacífico é pai de cinco filhos e avó de 14 netos, todos rondonopolitanos.

“Vi Rondonópolis crescer e por muito tempo trabalhei em sítios. Depois de adquirir minha própria propriedade, inventei uma engenhoca de arrancar mandioca. Foi um sucesso só, fiquei conhecido no mundo inteiro e a cidade de Rondonópolis também. Não perco uma raiz e consigo arrancar 80 covas em 10 minutos”, conta Pacífico, que já participou de três edições da Feira da Agricultura Familiar, a Agrifam, a maior do Brasil, realizada em Lençóis Paulista, sendo que a última vez foi a convite do evento.

Dos homenageados, 33 receberam Título de Cidadão Mato-grossense e seis, Moções de Congratulação. Manoel Florentino Duarte recebeu, também durante a solenidade, a Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes. Para o presidente da Câmara de Vereadores Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o “Fulô”, o reconhecimento do parlamentar a esses pioneiros é louvável.

“Sou filho de Rondonópolis e fico muito feliz com essas homenagens. São pessoas merecedoras, que sempre contribuíram com a cidade. O deputado está de parabéns,” elogiou Fulô.

Ao final da sessão solene, o deputado José Carlos do Pátio se emocionou ao destacar que em nenhuma hipótese poderia deixar de "reconhecer essas pessoas honradas, sérias, corajosas, audaciosas que, com simplicidade, ajudaram a desenvolver Mato Grosso e Rondonópolis".

“Cada um dentro da sua história, de seu trabalho, exerce um papel preponderante pela nossa cidade. O padre Lothar Bauchromitz, um dos homenageados, me ensinou que mais do que pedir, temos que agradecer e hoje tenho a honra de agradecer a todas essas pessoas”, concluiu Pátio.

Homenageados– Também receberam Título de Cidadão Mato-grossense: Abelardo da Silva; Abelino de Souza; Alvino Lima; Antônio de Sousa; Antônio da Silva; Aparecida Ferreira; Benilde de Araújo; Carlos Pantago; Clenio Bugnotto; Guilherme de Araújo; Israel José da Silva; José Rodrigues; José do Nascimento, José Nunes; Laura de Souza; Laurindo Leite; Lázaro Borges; Liandro de Oliveira; Manao Ninomiya; Manoel Alves; Manoel de Lima; Manuel Neris; Maria Alves; Maria Aparecida; Maria Vieira; Olívio dos Santos; Osvaldo Lopes; Otacílio Monteiro; Salustiano da Liria; Sérgio Silva e Claudinei Lopes.

Aindaforam agracidados com Moção de Congratulação Dorothea Murtz; Eduardo de Andrade; Gabriela Gomes; Hans Murtz; Padre Lothar e Wender Borges.

+ Acessados

Veja Também