Deputado garante emenda para plantação de café clonal

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Deputado garante emenda para plantação de café clonal

A plantação do café clonal Conilon é a mais nova aposta de produtores rurais do município de Colniza e do distrito de Nova União, em Cotriguaçú. A expectativa gira em torno da colheita que pode ser rentável, uma vez que ela é estimada no dobro, se comparado ao café tradicional. Segundo o secretário Municipal de Agricultura de Colniza, José Luiz Mendes, enquanto se colhe 70 sacas do café tradicional, baseados em um hectare de terra (10.000 m²), o café clonal pode render até 150 sacas.

Em razão disso, o deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB), que esteve recentemente em Colniza garantiu uma emenda, para o ano que vem no valor de R$ 500 mil para aquisição de mudas do café clonal, como forma de contribuir com a expansão dos negócios na região.

“Nós trouxemos essa idéia de Rondônia, onde é comum a plantação do clonal e o retorno por lá é bastante positivo, por isso decidimos apostar aqui em nossa região. É claro que precisamos de incentivos, de apoio, de estrutura para fazer valer, mas estamos bastante confiantes de que esse experimento nos trará retorno e agora temos o deputado Silvano que acreditou nesse projeto e vai nos dar uma mão, em breve”, avaliou Mendes.

Este ano a prefeito Municipal de Colniza, Assis Raupp viabilizou 90 mil mudas que serão plantadas em uma pequena fazenda da região. De acordo com Raupp, existem mais 1.200 mudas na Unidade Demonstrativa da Secretaria de Agricultura do município, que também serão doas e servirão como experiência aos produtores rurais da região.

“Nós conseguimos as mudas e doamos como forma de incentivo ao produtor rural. Estamos apostando alto no plantio do clonal e o momento agora é de acreditar e ter paciência a fim de que, no ano vem possamos colher esse resultado. É uma ideia que deu muito certo em Rondônia e aqui em Mato Grosso, não tem porque dar errado, principalmente em razão do nosso clima e solo serem propício”, observou o prefeito que também agradeceu o deputado Silvano pelo apoio aos produtores da região.

“O deputado Silvano entendeu a dimensão de tudo isso e também está apostando nesse projeto, do qual não temos dúvidas que nos trará um bom retorno. Com a aquisição de novas mudas através da emenda parlamentar do deputado, poderemos contemplar vários produtores que queiram fazer essa experiência”, ressaltou Raupp.

Com essa experiência, o município de Colniza pretende obter dois milhões de mudas, tendo em vista que cada pé produz até dez mudas, e assim pulverizar a região. Vale ressaltar que o café, na região Norte do Estado, é a segunda matéria-prima que mais gera renda, já que o gado de corte lidera esse ranking.

CAFÉ CONILON – O café conilon, por ser uma espécie mais rústica, possui algumas vantagens sobre o café tradicional, como maior resistência às doenças e pragas, maior tolerância à temperatura mais elevada – que é o caso de Mato Grosso, aonde os termômetros chegam a registrar 47ºC – e à deficiência hídrica.

Além disso, o conilon possui maior teor de cafeína e sólidos solúveis, características importantes para a indústria de café solúvel. Outra vantagem é a elevada produtividade, que dependendo do material genético, chegam a produzir até três vezes mais que o café tradicional.

A produtividade média do conilon pode variar conforme o nível de tecnologia adotado pelo agricultor. O custo de produção do café conilon em algumas fases superam o do café tradicional, observada a aquisição de mudas clonais e as podas necessárias durante a condução da lavoura.

+ Acessados

Veja Também