Deputado federal Dr. Leonardo propõe que embalagens de condutores elétricos tragam amostragem do consumo de energia

Deputado federal Dr. Leonardo pede ajuda de Bolsonaro para conter queimadas na fronteira de Cáceres com Bolívia

Deputado federal Dr. Leonardo propõe que embalagens de condutores elétricos tragam amostragem do consumo de energia

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) apresentou requerimento de indicação ao Poder Executivo que propõe que embalagens de condutores elétricos, como fios, mostrem a classificação de consumo de energia como já acontece com eletrodomésticos. A ideia é permitir os consumidores saibam exatamente o tipo de produto que estão consumindo e possam avaliar melhor qual vale a pena ou não.

“As pessoas já podem avaliar qual eletrodoméstico é melhor comprar. As vezes compensa pagar um pouco mais caro e ter uma economia na energia elétrica garantida, outras vezes não. O mesmo precisa acontecer com os fios condutores, que basicamente estão em todos os cômodos de uma residência”, explica o deputado Dr. Leonardo.

De acordo com o parlamentar, a ideia surgiu em uma reunião com o Bento Bezerra, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de Mato Grosso. Para Bento, os consumidores pagam preços baratos nos fios, mas quanto mais barato o fio, pior a qualidade da condução, o que acaba gerando contas de energias mensais mais caras.

Os eletrodomésticos são divididos em nas categorias A, B, C, D e E, sendo A a os produtos com menor consumo e E com maior consumo. O mesmo passaria acontecer com os fios condutores no caso o requerimento seja aprovado e a indicação acatada pelo Poder Executivo.

“É um momento oportuno para estabelecer um critério gráfico, de fácil acompanhamento, similar ao adotado para indicar o nível de consumo de eletrodomésticos, que possa orientar o consumidor na escolha de material elétrico”, disse o deputado Dr. Leonardo.

+ Acessados

Veja Também