Deputado federal Dr. Leonardo pede ajuda de Bolsonaro para conter queimadas na fronteira de Cáceres com Bolívia

Deputado federal Dr. Leonardo pede ajuda de Bolsonaro para conter queimadas na fronteira de Cáceres com Bolívia

Deputado federal Dr. Leonardo pede ajuda de Bolsonaro para conter queimadas na fronteira de Cáceres com Bolívia

Em ofício encaminhado à Casa Civil da Presidência da República e ao Governo de Mato Grosso, nesta terça-feira (27.08), o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) pede ajuda das autoridades no combate às queimadas que afetam a cidade de San Matias (Bolívia), localizada na divisa com Cáceres (MT). O parlamentar alerta para o perigo do incêndio florestal se alastrar pelo Pantanal Mato-grossense e solicita, ainda, ajuda humanitária para o país vizinho.

Após os incêndios em diversas comunidades da Bolívia, o prefeito de San Matias, Fabio López Olivares, conclamou por ajuda às autoridades bolivianas e brasileiras para que olhem para as comunidades afetadas. Pelas redes sociais, relatou que mais de 150.000 hectares foram devastados por incêndios florestais. Além da falta de combate efetivo às queimadas, as comunidades também sofrem com falta de medicamentos, água potável e alimentos, além de doenças respiratórias.

De acordo com o deputado, a expectativa é que a região seja contemplada com uma força-tarefa que vem sendo construída pelo Governo Federal e governadores dos Estados da chamada Amazônia Legal — composta por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro se reúne com um grupo de governadores para discutir ações de combate às queimadas na região amazônica. O encontro deve tratar da adesão ao decreto que institui a operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO), por meio do qual os militares federais podem prender autores de incêndios criminosos ou de desmatamentos, além de atuarem no combate às chamas.

Nesta semana, o deputado federal Dr. Leonardo deve ir à Embaixada da Bolívia no Brasil para se colocar à disposição para intermediar medidas para conter as queimadas no país vizinho. O parlamentar deve ir ainda ao Ministério das Relações Exteriores para apresentar a situação em busca de ajuda humanitária para as comunidades afetadas na Bolívia.

Pelas redes sociais, Dr. Leonardo também pediu ajuda às comunidades afetadas. Em Cáceres os donativos podem serem entregues na Associação Comercial e Empresarial de Cáceres – ACEC, na praça Duque de Caxias em Cáceres.

+ Acessados

Veja Também