Deputado encontra presidente do TRF para tratar da criação da 2ª Vara Federal em Rondonópolis

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

O projeto para criação da 2ª Vara da Justiça Federal de Rondonópolis deu mais um passo rumo à concretização. Em audiência com o Desembargador Presidente do TRF – 1ª região, Hilton Gomes de Queiroz, o Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB/MT) levou a demanda da implantação da nova Vara Federal para o município. “Rondonópolis é o terceiro município mais populoso do estado. Só no fim de 2015, haviam quase 14 mil processos para apenas dois juízes federais”, destacou o parlamentar. O presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil), juiz César Bochenek, também esteve presente com outros membros da Associação.

O plano, que teve início em meados de 2011, cumpriu todo o rigoroso trâmite processual. O texto percorreu órgãos da justiça, como o Superior Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça e o Conselho da Justiça Federal. Já no Legislativo, a matéria transitou pelas comissões pertinentes (CTASP, CFT e CCJC) da Câmara dos Deputados e foi aprovada também pelo plenário da Casa. “O trâmite no Senado teve o apoio fundamental do senador Wellington Fagundes (PR/MT), que também lutou ativamente para que o projeto fosse sancionado pela Presidência da República”, acrescentou Valtenir Pereira.

O projeto, que está na fase de concretização, passará por um levantamento técnico-financeiro feito pelo Tribunal Regional Federal. De acordo com o desembargador Hilton, tudo que estiver ao alcance da instituição será feito, e de forma célere. O deputado Valtenir propôs nova reunião dentro de duas a três semanas para dar continuidade ao processo.