Deputado defende construção da TO 500 para integrar Mato Grosso e Tocantins

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Deputado defende construção da TO 500 para integrar Mato Grosso e Tocantins

A integração entre os estados de Mato Grosso e Tocantins – TO 500 -, foi amplamente defendida pelo deputado federal Victório Galli (PSC), em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal. Para o parlamentar, reunir ações conjuntas entre Mato Grosso e Tocantins representa chamar a intenção do País para a importância da integração. “O que falta é convencer o governo de que esta obra precisa acontecer”, disse.

Conforme o deputado, a divisa entre Mato Grosso e o Tocantins pelo rio Araguaia é de cerca de 400 quilômetros. “Atualmente não há nenhuma via de ligação terrestre e nem mesmo pontes para ligar os dois estados. A travessia precisa ser feita por balsas”. Segundo Galli, um dos entraves para a construção da rodovia é a travessia da Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, onde vivem cerca de 1.400 índios da etnia Carajás.

“Nós temos uma fronteira extensa. Não ter acesso entre um e outro estado é inadmissível. Vamos trabalhar para fazer essa integração e trazer desenvolvimento para toda a região. Não tenho dúvida de que esse projeto é de extrema necessidade”, disse o parlamentar. Segundo Galli, é preciso somar forças no Congresso para tirar este projeto do papel. “É uma obra importante para acelerar o crescimento do País”.

O parlamentar recordou que em 2013 foi assinado um manifesto pela construção da TO 500. “Este manifesto foi assinado por autoridades, membros do governo de Tocantins, caciques das aldeias da região, representantes do governo e instituições representativas do Norte e do Araguaia de Mato Grosso. O governo federal está de posse desse manifesto. Temos que nos unir por esta grande obra para trazermos crescimento e desenvolvimento para os dois estados”, completou.

+ Acessados

Veja Também