Deputado dá aula de História de Mato Grosso para candidatos ao concurso da Sejusp

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Deputado dá aula de História de Mato Grosso para candidatos ao concurso da Sejusp

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), professor e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, voltou à sala de aula no último sábado (12.02).

Na Escola Estadual General Caetano Albuquerque, em Poconé (100 km de Cuiabá), ministrou um ‘aulão’ sobre a História de Mato Grosso para candidatos ao concurso público da Secretaria de Segurança de Mato Grosso.

O concurso é para cadastro reserva da Polícia Judiciária Civil (escrivão e investigador), Bombeiro Militar (oficial e soldado) e Politec (perito oficial criminal, perito médico legista, perito odonto dentista). Contudo, 1.200 aprovados serão convocados ainda em 2022.

Para contribuir com os candidatos, o deputado resolveu ministrar mais um ‘aulão’, de graça. Será na próxima quinta-feira (17.02), às 19h30, na Escola Estadual Dione Augusta, no CPA IV, em Cuiabá.

Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Conteúdo da aula

1 – A Capitania de Mato Grosso no período colonial

1.1. A ocupação do território; 1.2. As estruturas do poder colonial; ‘.3. As fronteiras coloniais; 1.4. Aspectos econômicos e sociais.

2. A Província de Mato Grosso e o Império brasileiro

2.1. A crise da mineração e a economia de Mato Grosso;2.2. A Rusga; 2.3.A guerra da Tríplice Aliança; 2.4. Escravidão e resistência.

3. A instalação da República e o estado de Mato Grosso: Características econômicas e políticas do estado durante a Primeira República.

4. O estado de Mato Grosso e a Era Vargas.

5. O militarismo no Brasil entre 1964 e 1984 e o estado de Mato Grosso.

5.1. Características econômicas e políticas do estado durante o militarismo; 5.2. A divisão do estado de Mato Grosso; 5.3. A colonização do Norte.

6. A redemocratização e o Estado de Mato Grosso.

6.1. A Nova República.

7. Aspectos econômicos, sociais e políticos de Mato Grosso no Tempo Presente.

+ Acessados

Veja Também