Deputado comemora reabertura da Policlínica do Planalto

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Deputado comemora reabertura da Policlínica do Planalto

O deputado estadual, doutor Leonardo Albuquerque (PDT) fez uma Indicação , em maio, ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), para a reabertura da Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura (do Planalto), no período noturno. Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Policlínica do Planalto voltará a atender 24 horas por dia, a partir desta quinta-feira (23).

A unidade havia encerrado o atendimento 24 horas, depois da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Morada do Ouro, em junho de 2013. A interrupção ocorreu, segundo a SMS, porque o local precisava passar por adequações.

O deputado doutor Leonardo comemorou a reabertura, pois com o encerramento dos atendimentos noturnos, houve um aumento exorbitante na demanda da UPA, acarretando uma sobrecarga na unidade, que já vinha sofrendo problemas no seu atendimento.

“O reflexo dessa situação estava repercutido diretamente na população, que padecia nas filas de espera para um atendimento, ou para uma vaga de internação, isso quando não eram encaminhados ao Pronto Socorro, cuja superlotação e assistência precária são de conhecimento de todos”, destacou o parlamentar.

ESTRUTURAÇÃO DAS POLICLÍNICAS

Vale destacar, que em abril, o deputado doutor Leonardo indicou também, ao governador Pedro Taques (PDT), a necessidade de viabilizar recursos para aquisição de 20 tens, 10 aparelhos de diatermia por ondas curtas, cinco aparelhos para diatermia (microondas para fisioterapia), cinco lasers terapêuticos, quinze aparelhos de infravermelho e 10 ultrassons. De acordo com a Indicação do deputado, os equipamentos deverão ser destinados a todas as Policlínicas da capital.

“Os equipamentos atualmente utilizados apresentam defeitos e problemas técnicos causados pelo desgaste e uso contínuo, dificultando o atendimento e a qualidade do serviço ”, disse.

As Policlínicas são consideradas estruturas de complexidade intermediária, entre as unidades básicas de saúde e as unidades hospitalares de atendimento as urgências e emergências. Essas unidades prestam atendimentos aos pacientes com quadro agudo ou crônicos de natureza clínica, pré-cirúrgica e pós-cirúrgica, que precisam de tratamentos fisioterapêutico, fonoaudiológico e de assistência psicológica. “Por isso a necessidade de adquirir esses equipamentos. Nós, enquanto Poder Público devemos garantir o respeito a esse direito, preservando à vida e a dignidade das pessoas”, frisou o deputado doutor Leonardo.

+ Acessados

Veja Também