Deputado apresenta projeto que isenta doadores de medula a pagar taxa de inscrição

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Deputado apresenta projeto que isenta doadores de medula a pagar taxa de inscrição

O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) apresentou um Projeto de Lei para que os candidatos, doadores de medula óssea sejam isentos de pagar taxa de inscrição, para o vestibular da UNEMAT. O intuito, segundo o parlamentar, é incentivar e dar maior repercussão para a importância da doação de medula, bem como, prestigiar as pessoas que já fazem parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, (REDOME).

No ano 2000 existia apenas 12 mil inscritos no REDOME, já em 2014, tal número saltou para 3,5 milhões. “Mesmo que na última década tenha havido um crescimento significativo na quantidade de doadores de medula, este número precisa ser acrescido. Esse exponencial aumento, certamente se deve as campanhas realizadas por diversas instituições; mas ainda é insuficiente para que consigamos alcançar o patamar de países como Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo lugar, respectivamente, em número de doadores cadastrados”, disse o deputado.

Para que a doação seja possível, é necessário que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100%, sendo a chance de encontrar uma medula compatível no REDOME é em média de um para 100 mil.

“A necessidade de termos um banco com milhões de doadores cadastrados se deve a dificuldade de localizar um doador compatível. Existem várias doenças que podem ser tratadas através do transplante de medula óssea, visto que esse tratamento é utilizado contra as doenças que afetam as células do sangue, como por exemplo, a leucemia, e também no combate de outras patologias; linfomas, anemias graves, anemias congênitas, hemoglobinopatias, osteoporose, entre várias outras”, informou.

+ Acessados

Veja Também