Depois de passar praticamente toda a semana passada despachando diretamente do gabinete da Secretária de Saúde, Ione Rodrigues, o Prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, deve retornar hoje às atividades normais em seu gabinete no Paço Municipal. A incursão de Pátio na saúde teve como principal objetivo investigar os problemas do setor, que se tornaram uma espécie de calcanhar de Aquiles de sua gestão. Entre as decisões tomadas por Pátio está a contratualização de cerca de 4.500 exames, destinados a atender toda a demanda reprimida existente atualmente na rede pública.
Esses exames estão sendo realizados no Centro de Diagnósticos de Rondonópolis (CEDIR), que venceu a licitação para o contrato do serviço. Os pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) utilizarão a mesma estrutura utilizada no atendimento particular da unidade.
O programa tem como objetivo eliminar a espera por exames considerados de média e alta complexidade, como ressonâncias magnéticas de todas as partes do corpo com contraste ou não, e também tomografias, inclusive nos casos em que a sedação do paciente seja necessária. A expectativa é que em 50 dias todos os pacientes que estão na fila para ressonâncias e tomografias sejam atendidos.
Leia mais sobre o assunto: Pátio transfere gabinete para a Saúde e quer resolver problemas do setor
Neste momento, é importante que esses pacientes fiquem atentos às chamadas da Central de Regulação para não perderem a vez no agendamento.
Outra medida recentemente adotada para reduzir o tempo de espera por exames e aumentar o número de atendimentos diários foi a contratação de mais oito técnicos que atuarão nas unidades de coleta de material para exames laboratoriais.