Depois de 12 anos, MDB aposta em candidatura própria e lança nome de Thiago Silva

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Depois de 12 anos, MDB aposta em candidatura própria e lança nome de Thiago Silva

O MDB depois de 12 anos afastado do protagonismo em eleições para prefeito de Rondonópolis terá candidato próprio no processo eleitoral de outubro. A pré-candidatura do deputado Thiago Silva foi definida, neste sábado (7), durante a reunião de executiva do partido. A encontro contou com a presença do deputado federal Carlos Bezerra, presidente regional do partido, da ex-deputada Teté Bezerra, do ex-deputado federal Valtenir Pereira e do ex-deputado estadual Silvano Amaral, além dos membros da executiva municipal do partido.

Thiago, que já vinha articulando para disputar, intensificou as conversas com os companheiros de sigla. Pois dentro do MDB, há uma ala, que ocupa cargos e defendia o apoio ao projeto de reeleição do prefeito Zé Carlos do Pátio, inclusive com a perspectiva de indicação de vice.

A última vez que o partido laçou candidato próprio foi em 2008, com o atual prefeito, que era filiado ao partido. Pátio venceu aquela eleição contra Adilton Sachetti, e acabou cassado pela Justiça Eleitoral, decisão que foi revertida anos depois e o prefeito acabou sendo inocentado.

Em 2012 e 2016, o MDB ficou em segundo plano, apenas lançando os vices de Ananias Filho, que disputou em 2012 e Percival Muniz que tentou a reeleição em 2016, ambos foram derrotados junto com o MDB.

No entanto, o histórico da sigla, em disputas majoritárias em Rondonópolis não é ruim. Em seis eleições o partido venceu quatro. Em 82 e 92 com Carlos Bezerra e 96 e 2008 com Zé do Pátio. A sigla somente foi derrotada em Rondonópolis em 88, quando J. Barreto, bateu o então emedebista Percival Muniz e no processo eleitoral de 2004, quando Zé do Pátio foi derrotado por Adilton Sachetti.

Nas eleições de 2000, o partido indicou Marcos Reis como vice de Percival e o grupo saiu vitorioso diante de Wellignton Fagundes.

+ Acessados

Veja Também